A Globo adotou de vez uma nova regra para suas novelas e os autores tem que ter obrigatoriamente o trabalho bem adiantado antes da trama entrar no ar. Um bom exemplo disso são as tramas atuais, como A Dona do Pedaço, Verão 90 e Órfãos da Terra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, virou regra na emissora que nenhuma novela pode ter sua estreia com menos de oito blocos de capítulos já escritos. E isso pode resultar num trabalho a mais para os autores, que terão de reescrever as tramas caso a audiência não corresponda como o esperado.
+ Verão 90 surpreende e faz homenagem para Silvio Santos em reta final
+ Neymar dá festa, mostra bumbum, porrada toma conta e empregado faz desabafo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Faustão ganha valor inacreditável em ação em seu programa, come produto e fala de boca cheia
A regra imposta pela Globo para os autores de novelas visa evitar os problemas nos bastidores com atrasos na entrega de capítulos, que atrapalhavam muito o andamento das produções num passado não tão distante.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
Em 2015, por exemplo, Babilônia teve gravações em cima da hora por causa de mudanças que tiveram de ser promovidas no texto do folhetim por Gilberto Braga e um caos se instalou nas gravações. Teve ator que precisou até usar ponto no ouvido para conseguir rodar as cenas em ritmo intenso para adiantar os trabalhos e ter o que ir ao ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O problema retornou no ano seguinte, quando Benedito Ruy Barbosa atrasou a entrega de capítulos de Velho Chico e a trama ficou com uma frente muito pequena, precisando recorrer a edição para fazer o que já estava gravado render mais no ar.
Agora, a Globo quer evitar que esse tipo de problema se repita. A Dona do Pedaço, por exemplo, já tinha seis blocos de capítulos escritos por Walcyr Carrasco já em meados de fevereiro. Nas outras novelas, tanto em Verão 90, assinada por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, quanto em Órfãos da Terra, de Thelma Guedes e Duca Rachid, tiveram seus trabalhos ainda mais adiantados e os primeiros blocos estavam prontos desde 2018. Tal adiantamento se explica pelo adiamento da estreia de ambas as tramas.