Globo manda tirar do ar anúncio feito por Glória Maria para empresa
25/05/2014 às 17h25
Nesta segunda-feira (28), segundo informa o jornalista Daniel Castro, a Globo vai noticiar o Google pedindo a retirada imediata de alguns vídeos nos quais a jornalista Glória Maria faz propaganda institucional da Herbalife do Brasil. Isso porque, por conta do anúncio, a jornalista virou motivo de piada nos bastidores da emissora carioca. A quem diga que ela vem sendo chamada de jabazeira”, apelido que se dá ao jornalista que gosta de ganhar presentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No vídeo com cerca de 16 minutos, Glória faz questão de exaltar as qualidade da empresa: “maior empresa de vendas diretas do mundo”. Glória ainda afirma no vídeo que a empresa possui “milhões de clientes satisfeitos”, que “promove mudança na qualidade de vida de milhões de pessoas” e que seu fundador foi “visionário” ao criar, nos anos 1980, um shake emagrecedor.
Toda história ganhou ainda mais repercussão, visto que o código de conduta da Globo proíbe veementemente seus jornalistas de fazerem qualquer tipo de comercial. Porém permite, que eles participem de vídeos institucionais “visando ao público interno, e pequeno, das empresas”. Muitos jornalistas gravam vídeos institucionais, e não apenas Glória Maria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que a Globo realmente não permite é que esses vídeos ganhem o grande público. A emissora faz questão de exigir no contrato entre o jornalista e a empresa que “os créditos iniciais do vídeo em questão digam isso expressamente, advertindo que o mesmo se destina a pequenos grupos fechados e que não pode ser exibido publicamente”.
O vídeo da Herbalife faz esse alerta. Informa nos segundos iniciais que é uma peça se destina “ao uso por distribuidores independentes para fins de recrutamento. O problema é que justamente o vídeo da Glória foi parar no YouTube, e isso já há alguns meses. Um dos mais vistos tem mais de 3000 mil visualizações, foi postado em novembro, porém descoberto pela Globo somente na semana passada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A emissora conta com uma força-tarefa de 154 advogados para retirar milhares de vídeos do ar todos os dias.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Padre Reginaldo Manzotti canta e encanta no Geral do Povo
● Zezé Di Camargo entrega situação com Gusttavo Lima e proibição contra o sertanejo: “Cara, eu não vou”
● Ex amor de Roberto Carlos não se contém e assume o que era impossível fazer em relação: “Não dava mesmo”
Autor(a):
Aaron Tura
Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram