Nesta segunda-feira (28), segundo informa o jornalista Daniel Castro, a Globo vai noticiar o Google pedindo a retirada imediata de alguns vídeos nos quais a jornalista Glória Maria faz propaganda institucional da Herbalife do Brasil. Isso porque, por conta do anúncio, a jornalista virou motivo de piada nos bastidores da emissora carioca. A quem diga que ela vem sendo chamada de jabazeira”, apelido que se dá ao jornalista que gosta de ganhar presentes.
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No vídeo com cerca de 16 minutos, Glória faz questão de exaltar as qualidade da empresa: “maior empresa de vendas diretas do mundo”. Glória ainda afirma no vídeo que a empresa possui “milhões de clientes satisfeitos”, que “promove mudança na qualidade de vida de milhões de pessoas” e que seu fundador foi “visionário” ao criar, nos anos 1980, um shake emagrecedor.
Toda história ganhou ainda mais repercussão, visto que o código de conduta da Globo proíbe veementemente seus jornalistas de fazerem qualquer tipo de comercial. Porém permite, que eles participem de vídeos institucionais “visando ao público interno, e pequeno, das empresas”. Muitos jornalistas gravam vídeos institucionais, e não apenas Glória Maria.
O que a Globo realmente não permite é que esses vídeos ganhem o grande público. A emissora faz questão de exigir no contrato entre o jornalista e a empresa que “os créditos iniciais do vídeo em questão digam isso expressamente, advertindo que o mesmo se destina a pequenos grupos fechados e que não pode ser exibido publicamente”.
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O vídeo da Herbalife faz esse alerta. Informa nos segundos iniciais que é uma peça se destina “ao uso por distribuidores independentes para fins de recrutamento. O problema é que justamente o vídeo da Glória foi parar no YouTube, e isso já há alguns meses. Um dos mais vistos tem mais de 3000 mil visualizações, foi postado em novembro, porém descoberto pela Globo somente na semana passada.
A emissora conta com uma força-tarefa de 154 advogados para retirar milhares de vídeos do ar todos os dias.
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