Emissora tenta se reerguer financeiramente realizando reajuste nos salários dos seus funcionários
A Globo, cada vez mais mergulhada em uma profunda crise, continua alterando a sua política para renovação de contrato. Dessa vez, o canal sinalizou os seus autores, dizendo que para que haja qualquer tipo de negociação, será preciso realizar uma dura redução nos valores acertados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De agora em diante, a tendência é evitar vínculos de longa data e para quem se mantiver como parte do casting, será preciso se adequar aos novos tetos. Como forma de recompensar a redução, o canal irá aumentar o percentual pago aos autores por ações de merchandising dentro de cada história.
Segundo o apurado pelo NaTelinha, após a reestruturação que provocou diversas demissões no Grupo Globo, o foco agora é diminuir os custos com os novelistas que sempre tiveram um dos maiores salários da casa, principalmente os que escrevem para o horário das 21h, o principal da dramaturgia do canal. Se antes eram pago 600 mil reais, agora o valor passará a ser de 200 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já quem fechar alguma novela com a emissora para o horário das 18h e 19h, o salário cairá de 200 mil para 50 mil reais, isso se não estiver em começo de carreira, porque se esse for o caso, o valor deverá ser abaixo dos 30 mil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMPENSAÇÃO
Porém, nem tudo é notícia ruim, acontece que os autores vão poder receber uma espécie de compensação ainda que menor. Ainda de acordo com informações, os valores que são pagos aos novelistas por merchan irá mudar. Nas novelas, ações comerciais dentro das cenas costuma gerar para o canal uma fortuna e parte do valor será repassado para os roteiristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+A Força do Querer: Fosso e tiro! Descubra quem morrerá em breve na trama
O repasse deverá ser renegociado e poderá haver uma espécie de aumento nos ganhos, assim, evitando uma queda brusca no valor recebido pelos autores globais. Com isso, uma novela das 9, ao seu final, pode pagar para o autor cerca de 1 milhão de reais.