Nesta terça-feira (12), SPTV da Globo foi paralisado com verdadeiro escândalo do Bilhete único e comunicado de Ricardo Nunes
Nesta terça-feira (12), o SPTV, da Globo, apresentado por Alan Severiano, informou que o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um inquérito para investigar um esquema de fraudes no Bilhete Único. Escândalo tem gerado prejuízo anual de quase R$ 360 milhões ao Metrô e à CPTM.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a edição do Jornal, acabou sendo mostrado detalhes sobre o escândalo, bem como 3 estações atingidas e até o pronunciamento oficial de Ricardo Nunes. O esquema fraudulento, que envolve a clonagem de cartões e recargas irregulares, levou as autoridades a lançarem uma investigação detalhada para identificar e punir os responsáveis.
Em síntese, o esquema funciona por meio da clonagem de cartões do Bilhete Único, criando duplicatas que permitem múltiplos acessos a tarifas reduzidas ou isenções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a prática tem sido facilitada pelo acesso à tecnologia de clonagem e de manipulação de dados dos cartões, permitindo que indivíduos utilizem o sistema de transporte sem pagar pelas passagens.
GLOBO EXPÕE ESCÂNDALO DO BILHETE ÚNICO
No SPTV, foi então noticiado por Severiano: “Nosso produtor William Santos gravou flagrantes que mostram a venda criminosa de passagens mais baratas dentro das estações. Informações de Henrique Silva, agora ao vivo com a gente. Fala Henrique, boa tarde”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então a reportagem da Globo trouxe mais detalhes sobre o assunto e também sobre o pronunciamento de Ricardo Nunes.
“Eu conversei com o prefeito agora há um pouco sobre essa questão das fraudes no sistema da S.P. Trans e ele disse que isso é um crime e que a prefeitura está fazendo o possível para tentar coibir de alguma forma o ato desses crimes, mas o que a gente vem mostrando é que eles trabalham ao ar livre”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Âncora da Globo não resiste, quebra protocolo ao vivo e expõe: “Estão pedindo pra encerrar”
● “Quadro grave”: Ator da Globo implora por ajuda, após 7 dias intubado, cirurgia às pressas e nova internação
● Bastidores de Mania de Você tem elenco enfurecido, choradeira, reclamações e novela despedaçada
E seguiu explicando como os criminosos vêm agindo: “Eles vendem essas passagens de uma forma mais barata e agora a novidade é que oferecem a carga no próprio bilhete da pessoa. A pessoa tem um Bilhete Único, essa pessoa combina com esse criminoso e vende por um valor muito abaixo, por exemplo. Mas vamos ouvir o que o prefeito falou um dia mais cedo”, pontuou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PRONUNCIAMENTO DE RICARDO NUNES
Ricardo Nunes então se pronunciou afirmando que: “Essas fraudes que aconteceram, só para lembrar que elas aconteceram no sistema do Estado, né? E não foi diferente que tenha acontecido esse tipo de fraude, que a gente chama de fraude cibernética, porque eles pegam o cartão e fazem ali uma clonagem. A SP Trans tem atuado junto com a polícia, então a nossa atuação é de fazer em tecnologia para que as pessoas possam evitar que essas pessoas consigam ter facilidade de fazer a clonagem dos nossos investimentos”, disse.
Foram funcionários da segurança da Via Mobilidade que receberam um áudio com ameaças, dizendo que se acontecesse alguma coisa com quem está vendendo os bilhetes, eles iam deitar todas as seguranças.
“Então as seguranças dão como justificativa não agir ali para prevenir a própria integridade física. As seguranças também estão com medo dessa quadrilha que está presente há mais de cinco anos. Só pra gente ter uma ideia, a justiça determinou que o Ministério Público investigue isso em 2019. Prejuízo já passa dos 360 milhões”, explicou.
3 ESTAÇÕES ATINGIDAS
Por meio de um vídeo exibido no SPTV, acabou sendo mostrado que os criminosos agem ao ar livre e detalhes sobre as três estações atingidas.
“O SP2 mostrou a história com exclusividade ontem. Em vez do dinheiro ir para os cofres públicos, vai para o bolso dos estelionatários, que burlam o sistema da prefeitura. A venda ilegal é feita em estações de trem, nos horários de pico, na frente das seguranças”, disse a reportagem.
Na bilheteria, a passagem custa 5 reais. Mas passageiros acabam pagando quatro para os golpistas e são liberados um a um da catraca. Os estelionatários utilizam os equipamentos próprios da SP Trans para mostrar que a recarga fraudulenta deu certo.
E por fim, acabou sendo revelado quais as três estações são atingidas pelo golpe do Bilhete único. “Os flagrantes foram gravados nos últimos dois meses nas estações Domingos de Moraes, Carapicuíba e Lapa, todas da linha 8 Diamante da Via Mobilidade. A empresa sabe do crime”, disse a reportagem da Globo.
Por fim, a estimativa de prejuízo, que já chega aos R$ 360 milhões e representa uma parcela significativa do orçamento destinado à operação do transporte público em São Paulo. Esse valor poderia ser utilizado para melhorias nos serviços, como expansão de linhas, aumento de frota e manutenção de equipamentos.
O Ministério Público, junto a outras instituições, seguirá acompanhando as operações de campo, enquanto a SPTrans e as concessionárias de transporte público reforçam o combate às fraudes.
O QUE VOCÊ VIU?
- Fraudes no Bilhete Único geram prejuízo milionário e mobilizam investigação do Ministério Público;
- SPTV, da Globo, dá detalhes sobre o escândalo;
- Comunicado de Ricardo Nunes;
- As autoridades pretendem também revisar e aprimorar o sistema de bilhetagem eletrônica, adotando novos métodos de segurança e bloqueio de tentativas de clonagem.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BILHETE ÚNICO.