VERGONHA?

Globo toma drástica decisão ao mudar o próprio nome da emissora, se arrepende e volta atrás com prejuízo

William Bonner e Renata Vasconcellos no

William Bonner e Renata Vasconcellos no "Jornal Nacional" (Foto: Reprodução/TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Globo se arrependeu de ter mudado o nome da emissora de televisão em 1975, após contratar um dos maiores designers do mundo

Assim como qualquer outra emissora, a Globo também comete alguns erros em sua trajetória. A emissora já chegou a mudar de nome e percebeu que a atitude foi um grande equívoco em sua trajetória. Nos anos 70, a platinada tomou uma decisão que representou um retrocesso, gerando uma baita dor de cabeça nos bastidores.

De acordo com a TV Formosa, a emissora resolveu mudar a identidade visual em 1975, quando a logomarca ainda não era essa que todo mundo conhece hoje. O canal contratou um designer austríaco chamado Hans Donner, que não entendeu muito bem o que significa “rede”, que compunha o nome “Rede Globo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por ser estrangeiro, ele pesquisou no dicionário o que significa “rede” e apenas achou a definição para aquela rede de dormir. Então ele descobriu que a emissora tinha várias afiliadas, por isso o termo fazia parte do nome da empresa. Quando ele aceitou o trabalho, sugeriu colocar apenas “TV Globo”.

Ninguém acreditou que a emissora faria isso, mas ela decidiu tentar mudar o nome e trocar “rede” por “TV”, além de usar a logo que existe até hoje. O problema é que as afiliadas ficaram frustradas com a mudança de nome, já que “rede” representa algo maior do que “TV”. Semanas depois a empresa percebia que não fez um bom negócio.

SE ARREPENDEU E VOLTOU ATRÁS

Rapidamente a TV Globo voltou a ser a “Rede” que todos conheciam. Na época, apenas a Tupi era uma rede, ou seja, tinha afiliadas. Por um momento ela pareceu rebaixada, mesmo já sendo campeã de audiência e uma das maiores emissoras do país. Afinal, a empresa tinha apenas 10 anos de existência e crescia cada vez mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FIM DE UMA ERA

O mais curioso é que hoje em dia o canal não tem mais nem “TV” em seu nome, e aposta no minimalismo. Sua logomarca perdeu o formato 3D e ela possui apenas um desenho todo colorido, com aqueles dois círculos e um quadrado dentro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile