Após a Globo não atender a notificação do Ministério da Justiça para realizar mudanças no texto de Malhação: Vidas Brasileiras por causa de drogas, sexo e violência, a novela passou por uma reclassificação indicativa e o veto para menores sofreu aumento.
Em despacho publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20), o Ministério da Justiça diz que “os ajustes realizados pela emissora não foram suficientes para sustentar a classificação”, que atualmente é vetada para menores de dez anos, e determina que, no prazo de cinco dias, Malhação já apareça com o selo de classificação como proibida para menores de doze anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Na Record, Jô Soares manda supostas indiretas para Pedro Bial e a Globo
Segundo o despacho, a Globo foi “notificada mais de uma vez a respeito da incompatibilidade do conteúdo exibido com a faixa etária pretendida”, mas que “os ajustes realizados pela emissora não foram suficientes para sustentar a classificação da novela como ‘não recomendado para menores de dez anos'”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, o órgão do Governo Federal decidiu indeferir o pedido de autoclassificação de Malhação: Vidas Brasileiras e classificá-la como não recomendado para menores de doze anos “por conter violência, drogas e conteúdo sexual, ficando o interessado na obrigação à nova classificação no prazo de 5 (cinco) dias e sempre quando houver a exibição da obra”.
Se a vinculação horária da Classificação Indicativa ainda estivesse em vigor, Malhação: Vidas Brasileiras só poderia ser levada ao ar depois das 20h30. Agora, no entanto, pode ser exibida em qualquer horário, mas tem que apresentar a classificação de acordo com seu conteúdo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ex-ator da Globo, sucesso em Malhação, hoje vive lutando contra dificuldades e solidão: “É um vício”
● Lembra deles? Saiu do Brasil, está irreconhecível e é filho de grande atriz, assim está a Vagabanda hoje
● Três paradas cardíacas, câncer e doença pulmonar: vários atores de Malhação já morreram e muitos nem imaginam
Em março, a novela das sete Deus Salve o Rei, então com classificação não recomendada para menores de dez anos, também sofreu ajuste do Ministério da Justiça por causa de cenas de violência e sexo.