BOMBA
Globo não paga dívida bilionária, agentes lacram estúdios e canal se humilha para ter sinal: “Por 1 milhão”
04/10/2021 às 12h03
A Globo passou por um grande perrengue nos anos 2000 e quase foi lacrada por causa da violação de direitos autorais de músicas
A Globo teve um problema bem sério na Justiça que quase tirou o sinal da emissora do ar. Isso tudo por causa da falta de pagamento de direitos autorais, que são bem rígidos no Brasil e em vários outros lugares do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com um levantamento feito pelo canal TV Formosa, do YouTube, e com notícias divulgadas pela Veja, o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) entrou com uma ação exigindo uma mensalidade sobre as músicas que entravam no ar durante a programação.
Em busca dos direitos autorais, o ECAD exigia um valor bilionário da Globo em forma de multa. Após oito anos tramitando na Justiça, a empresa reguladora conseguiu o direito de receber 2,5 por cento do faturamento bruto em cima dos títulos reproduzidos na programação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O problema é que na época do escândalo, o ECAD já havia mandado agentes para lacrar a emissora. A partir do problema, a platinada quitou R$ 1 milhão e 187 mil de uma vez só, evitando maiores problemas relacionados aos direitos autorais. A determinação do pagamento das mensalidades, por sua vez, só foi finalizada em 2013.
PERDEU FORÇA
A ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive, havia sancionado uma lei que estabelece que a cobrança aos estabelecimentos comerciais e emissoras seja proporcional à quantidade de canções executadas. Além disso, hoje em dia, o ECAD nem faz mais tantas exigências assim e não tem poder de fechar uma empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MARCAÇÃO CERRADA
Apesar do problema, a Globo é uma das empresas que mais marca em cima de direitos autorais. No ano passado, a platinada promoveu uma caça às bruxas a perfis nas redes sociais que usavam trechos de novelas, de programas e que até criassem memes que momentos da programação.
Vários canais no YouTube que repercutiam cenas dos folhetins e perfis humorísticos no Twitter simplesmente caíram.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]