Beneficiários do INSS poderão receber aposentadorias maiores caso haja “revisão da vida toda” da Previdência Social
Contribuintes da Previdência Social devem esperar um tempo a mais para receberem um valor que ainda não foi liberado pela Justiça. Um pedido de um ministro atrasará uma revisão do INSS para pessoas que trabalharam antes de 1994.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o g1, portal da Globo, o pedido do ministro Cristiano Zanin suspendeu o julgamento que liberaria a “revisão da vida toda” do INSS. O pedido de revista aconteceu no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Alexandre de Moraes votou para atender uma parte do pedido, já que é relator do caso. Isso significa que haverá mais uma análise e um novo julgamento sobre o caso. A análise do recurso teve início na sexta-feira (11).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Zanin propôs que a decisão da Corte sobre a “revisão da vida toda” tenha limitações. Por exemplo, não deve haver o pagamento de benefícios da Previdência que já não existem mais, ou então haver o pagamento de parcelas já quitadas e pagas, tendo como base as decisões judiciais que não cabem mais recursos.
Assim como outros assuntos que são discutidos no STF, ainda não há data para a retomada do julgamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
REVISÃO DO INSS
Para quem não sabe, a “revisão da vida toda” analise pagamentos previdenciários anteriores a julho de 1994, quando houve a implementação do plano Real no Brasil. Aposentados poderão receber valores superiores caso seja constatado mudanças no tempo de contribuição e valor pagos na época.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso já foi julgado no ano passado no STF, entretanto, o INSS recorreu da decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS EXISTEM NO BRASIL?
O Ministério da Previdência Social paga benefícios a 37 milhões de brasileiros por aposentadoria ou pensionistas ao longo do ano, de acordo com o Uol.