Globo confirma nova instrução publicada pelo Banco Central que traz fim em notas populares do Real. A autarquia já cravou o recolhimento das cédulas. A seguir, confira todos os detalhes
O Banco Central do Brasil é a autarquia federal responsável por gerir o sistema monetário brasileiro. Sendo assim, o órgão é quem emite a nossa moeda, atualmente, o real. No entanto, no último dia 15, a Globo confirmou uma notícia impactante envolvendo as notas de real e o BC. A seguir, veja em detalhes o que está para acontecer no nosso país.
Segundo as informações divulgadas pelo ‘G1’, da Globo, as primeiras notas de real emitidas no país vão sair de circulação. A informação está cravada em uma instrução normativa publicada no mês passado pelo Banco Central do Brasil, com efeito, para a chamada “primeira família do real”, que são aquelas notas mais antigas, lançadas em 1994.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações dão conta de que, a orientação do Banco Central é que as instituições financeiras passem a recolher as cédulas antigas para que sejam substituídas por novas, as chamada “segunda família do real”, lançadas a partir de 2010. Apesar da medida, as notas antigas não perdem validade e podem continuar sendo utilizadas normalmente.
“Considerando o tempo de vida útil destas cédulas, é de se supor que suas condições físicas não estejam adequadas à circulação”, justificou o Banco Central. Segundo a autoridade monetária, notas em condições ruins “geram dificuldades logísticas para toda a cadeia de execução dos serviços”, como caixas eletrônicos, máquinas contadoras, entre outros.
O Banco Central ainda destaca que, as notas da primeira família do real representam, atualmente, cerca de 3% do dinheiro em circulação. Sendo um número bastante pequeno, no entanto, a ação é válida, visando facilitar diversos serviços, além de retirar as cédulas danificadas do meio circulante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a função do Banco Central?
Essa instituição tem como função administrar as funções bancárias no país. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles mantêm as próprias decisões. Sendo o guardião dos valores do Brasil. O BC é uma autarquia de natureza especial, criado pela Lei nº 4.595/1964 e com autonomia estabelecida pela Lei Complementar nº 179/2021.
Para manter a inflação sob controle, o Banco Central executa a estratégia estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, órgão responsável por elaborar as políticas de moeda e de crédito no país. Criado em 1964, pela mesma lei que criou o Banco Central, o CMN é composto pelo ministro da Fazenda, que o preside; o presidente do BC; e o ministro do Planejamento e Orçamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não existe”: Banco Central confirma 3 proibições para correntistas com cartão de crédito e PIX hoje (23)
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE