FEZ HISTÓRIA

Globo para o Brasil, faz pior Plantão do Mundo e exibe 2000 mil pessoas sendo queimadas vivas: “Agora”

Plantão da Globo entra às pressas com pior notícia (Foto: Divulgação)

Plantão da Globo entra às pressas com pior notícia (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo para o Brasil e faz plantão sobre atentado das Torres Gêmeas

Na coluna ‘Fez História’ deste domingo (03), vamos falar sobre o atentado terrorista do dia 11 de setembro de 2001 e de toda a cobertura da emissora Globo.

Os ataques aconteceram no complexo de 7 edifícios, o World Trade Center, localizado na região de Lower Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não se lembra, aconteceu uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda. 

Na manhã do dia 11 de setembro, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros e dois deles colidiram intencionalmente contra as Torres Gêmeas, matando todos a bordo e muitos daqueles que trabalhavam nos edifícios.

Vale ressaltar que ambos os prédios acabam desmoronando duas horas após os impactos, destruindo além dos 110 andares das Torres Gêmeas, vários edifícios vizinhos, que foram destruídos ou seriamente danificados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aviões atingindo as Torres Gêmeas (Foto: Divulgação)

MAIS SOBRE O ATENTADO TERRORISTA

O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. E o quarto avião caiu em um campo aberto na Pensilvânia, após alguns dos passageiros terem tentado retomar o controle da aeronave.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao total, houve 2.996 mortos, incluindo 19 sequestradores e as 2.977 vítimas, sendo elas dos quatro aviões, do Pentágono e de pessoas que estavam tanto nos edifícios quanto nas ruas de Nova York. 

Vale ressaltar que a maior parte destas pessoas morreram queimadas por conta da explosão do avião com as torres.

Prédios destruídos pós atentado (Foto: Divulgação)

Atualmente, no local onde as torres existiram, há um memorial sobre as vítimas e um museu.

COBERTURA DO ATAQUE TERRORISTA NA GLOBO

Já no primeiro momento do acontecido, a emissora Globo se mobilizou para informar aos telespectadores tudo o que se passava.

Minutos antes de entrar o plantão, a Globo exibia ‘A Turma da Garrafinha’, uma série com fantoches que integrava o programa infantil de Angélica, o ‘Bambuluá’.

O primeiro flash de notícia entrou diretamente com as imagens das torres e com narração de Carlos Nascimento, que na época era o apresentador do ‘Jornal Hoje’.

“Põe no ar o plantão, Amauri! O World Trade Center está pegando fogo! Põe no ar!”, disse Carlos Henrique Schroder, também diretor da Central Globo de Jornalismo na época, a Amauri Soares.

O jornalista comandou a transmissão de dentro do switcher, onde também se comunicava com dois apresentadores através de pontos eletrônicos.

MAIS SOBRE A COBERTURA DA GLOBO

Além disso, a Globo derrubou toda a grade de programação da emissora das 10h30 até às 15h30, daquele dia. Inclusive, foi o primeiro canal do Brasil a mostrar as imagens chocantes, que foram cedidas pela CNN dos EUA.

Carlos Henrique Schroder, revela que durante a transmissão do plantão, existiu um momento de grande impacto, que foi quando as pessoas começaram a se jogar dos prédios.

“Naquele momento, não havia como decidir não transmitir, era impossível, tudo acontecia com uma rapidez muito grande. O que evitamos fazer foi repetir as cenas”, disse o jornalista.

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: sophia.vilanueva@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile