A emissora carioca não têm pensado duas vezes antes de cancelar a exibição de programas por conta de plantões do jornalismo
Conhecida por ter uma das grades de programação mais concorridas do Brasil, a Globo, em um passado recente, raramente realizava mudanças de última hora na sua programação, mas nos últimos meses, essa ‘regra’ mudou drasticamente.
Diante de acontecimentos que mobilizam todo o Brasil, a emissora carioca não tem hesitado em cortar nem mesmo os programas de suas maiores estrelas, como Ana Maria Braga, Patrícia Poeta e Luciano Huck. Até mesmo as novelas sofreram alguma interferência recentemente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso mais recente aconteceu neste último domingo, 08, quando o Domingão do Huck deixou de ir ao ar, por conta da cobertura do ataque à sede dos Três Poderes, em Brasília.
Mesmo totalmente gravado e com ações publicitárias acertadas previamente, a Platinada foi na contramão da Record e do SBT e cobriu os desdobramentos dos atos de terrorismo por aproximadamente 6 horas ininterruptas.4
Se por um lado a medida de priorizar o jornalismo faz o canal perder dinheiro com os merchans daquele determinado dia, por outro reforça o compromisso com a informação ao vivo e isola o canal na liderança do Ibope.
Para se ter uma ideia, ontem, às 18h55, segundo dados prévios do Ibope, o plantão compartilhado entre a GloboNews e a Globo marcava 18 pontos contra 4,8 do SBT, que exibia uma reprise do Programa Eliana.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PATRÍCIA POETA E ANA MARIA TAMBÉM ABRIRAM ESPAÇO PARA O JORNALISMO NAS MANHÃS
No primeiro dia útil de 2023, Ana Maria Braga também teve uma edição do Mais Você totalmente gravada e com merchans, cortada da programação para a cobertura ao vivo do velório de Pelé.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, Cléber Machado e o time de jornalistas esportivos da Globo receberam a programação direto do Encontro com Patrícia Poeta e só entregaram o horário para os telejornais locais.
No dia seguinte, O Encontro também teve uma duração bem menor do que o comum para a transmissão ao vivo do enterro do Rei do Futebol.
DOBRADINHA ENTRE O JH E O ENCONTRO
Aliás, o programa de Patrícia Poeta tem sido o que mais cede o seu espaço na grade para o jornalismo, mesmo em dias de acontecimentos menos graves do que a invasão à Brasília ou a morte do maior nome do futebol brasileiro.
Não raramente é possível ver César Tralli ou Alan Severiano indo ao ar direto do estúdio do Jornal Hoje assim que o Encontro entra no ar.