A Globo pode enfrentar um grande problema daqui para frente após demitir vários jornalistas e perder uma de suas principais apresentadoras
A morte de Glória Maria causou um verdadeiro choque em fãs, telespectadores e colegas da Globo. A artista já estava afastada das funções na emissora há uns meses, deixando o comando do “Globo Repórter” nas mãos de Sandra Annenberg desde então. Agora, as expectativas para a nova temporada do programa não são nada animadoras.
Consolidado na grade da emissora desde 1973, o jornalístico é a cara das noites de sexta-feira. Sérgio Chapelin comandou a atração por 46 anos e contou com a parceria de inúmeros repórter de renome da platinada para levar as reportagens para o ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROBLEMA COM NOVA APRESENTADORA
Em 2019, a aposentadoria de Sérgio Chapelin pegou todos que acompanhavam o “Globo Repórter” de surpresa, já que seria bem estranho acompanhar o programa sem a presença do veterano. Ficou combinado que Glória Maria e Sandra Annenberg comandariam a nova versão pelos próximos anos.
O problema é que desde o início algumas notícias dando conta da insatisfação de Sandra Annenberg no novo posto. A chegada da apresentadora foi bem conturbada, de acordo com Alessandro Lo-Bianco, do programa “A Tarde é Sua”. Fontes de dentro do canal revelaram que a comunicadora havia chorado enquanto conversava com uma amiga dentro do camarim.
O teor da mensagem relatava uma suposta insatisfação da jornalista em sair do “Jornal Hoje”, que é diário e apresenta as notícias quase que em tempo real. Atualmente, o trabalho da profissional se limita a aparições uma vez por semana, com a gravação apenas de algumas cabeças antes das matérias que vão ao ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O site TV Pop divulgou em fevereiro do ano passado que Sandra Annenberg havia pedido aos diretores da emissora para deixar o “Globo Repórter”. Uma das versões afirma que a profissional estava insatisfeita com a falta de visibilidade na TV. Outra versão afirma que a jornalista estaria com medo de ser demitida em meio aos cortes do canal.
DEMISSÕES CHOCANTES
Houve alguns desfalques consideráveis nos últimos meses também. Para cortar salário alto, a Globo demitiu Isabela Assumpção, de 72 anos, após 41 anos de contribuições. A profissional era uma dos maiores nomes do programa e se responsabilizava por várias das reportagens que iam ao ar nas noites de sexta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, que aconteceu no final de 2021, Isabela Assumpção lamentou a decisão do canal: “Hoje, sexta-feira, fui demitida, depois de 41 anos de emissora. Demitida por telefone. Assim, sem mais. Foi duro, está sendo duro. Eu gostava do que fazia. Mas nesse gostar havia muito da parceria com vocês. Uns amigos antigos, outros, mais recentes. Mas pra mim a dupla que formei, com cada um de vocês, foi além da soma texto/imagem”.
Mesmo tendo uma equipe competente, a saída da profissional balançou a redação da emissora, já que é muito difícil ver uma referência como ela sendo desligada sem muita conversa. Uma outra demissão, mais tarde, chegou a causar ainda mais choque e respingou ainda mais em Sandra Annenberg.
Ernesto Paglia deixou a Globo após 44 anos de trabalhos prestados. O marido da apresentadora titular da atração das sextas negociou a saída da emissora para conseguir descansar e focar em outros projetos. Ainda que tenha sido de forma amigável, o desligamento chamou muita atenção de todos que assistem TV.
O profissional atuou por anos como repórter especial do programa, mas também tinha trabalhos direcionados ao “Fantástico” e à GloboNews. Com sua saída, o “Globo Repórter” sofreu mais uma baixa – dessa vez tendo ainda mais repercussão que a saída de Isabela Assumpção.
QUEDA DE AUDIÊNCIA
Outro problema com o “Globo Repórter” nos últimos três anos foi a queda considerável de audiência. No período do “BBB23”, a atração marcou 14,6 pontos de audiência no dia 4 de março. Em março, os registros subiram na Grande São Paulo. No dia 18 de julho, Sandra Annenberg e Glória Maria garantiram 20,7 pontos..
De qualquer forma, é preciso prestar atenção no interesse do público em relação ao programa, que é caro. Por causa das viagens que os repórteres precisam fazer, o canal carioca precisa desembolsar um bom valor para conseguir enviar toda uma equipe para fora do país.
Agora sem Glória Maria e com a baixa audiência de “Travessia”, dificilmente o público vai se interessar em manter os televisores ligados na próxima temporada do programa. Resta ter a esperança de que Sandra Annenberg vai conseguir manter a atração sozinha, como fez por um bom tempo com o “Jornal Hoje”.
FIM?
Com a morte de Glória Maria, veio à tona na última quinta-feira (2) a notícia de que o “Globo Repórter” vai deixar de existir. De acordo com o EM OFF, a emissora se pronunciou e revelou que uma nova temporada vai ao ar a partir de 24 de fevereiro, e que a partida da profissional não vai interromper a produção histórica.
A notícia do fim do programa foi divulgada por Alessandro Lo-Bianco, do programa “A Tarde é Sua”, da RedeTV!, na tarde de ontem. O colunista contou que a partida da apresentadora e outros problemas já citados aqui evidenciaram que o melhor a se fazer no momento é encerrar a atração.