Xou da Xuxa pode voltar ao ar no canal pago da Globo, o Viva
O programa Xou da Xuxa foi exibido entre 1986 e 1992 na tela da TV Globo, e o mesmo está ficando cada vez mais próximo de ganhar uma reprise no canal pago do Grupo Globo, o Viva. De acordo com informações do NaTelinha, os direitos de reexibição do programa foi encaminhado pela Globo para a Ancine, para enquadrar o produto na lei da TV paga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, o programa infantil que foi o responsável por consolidar Xuxa como rainha dos baixinhos completou 35 anos da sua estreia.
No mês de junho, a Globo enviou para análise os 311 episódios da segunda temporada do Xou da Xuxa, com tempo de 60 minutos cada, que foram transmitidos originalmente nas manhãs da Globo em 1987. O programa tem direção de Marlene Mattos e chegou a ocupar cinco horas na programação da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Boa parte do tempo era preenchido com desenhos animados. A classificação da Ancine tem relação com cota de conteúdo nacional que todos os canais por assinatura precisam cumprir. Segundo a Lei nº 12.485, de 12 de setembro de 2011, a Ancine é a agência que regulamenta a lei da TV paga e analisa programas nacionais para classificá-lo como um espaço qualificado.
“Dos canais brasileiros de espaço qualificado a serem veiculados nos pacotes, ao menos 2 (dois) canais deverão veicular, no mínimo, 12 (doze) horas diárias de conteúdo audiovisual brasileiro produzido por produtora brasileira independente, 3 (três) das quais em horário nobre”, diz o capítulo V da lei da TV paga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um outro trecho é resumido: “Espaço Qualificado: espaço total do canal de programação, excluindo-se conteúdos religiosos ou políticos, manifestações e eventos esportivos, concursos, publicidade, televendas, infomerciais, jogos eletrônicos, propaganda política obrigatória, conteúdo audiovisual veiculado em horário eleitoral”.
ACONTECEU O MESMO COM O PLANETA XUXA
O mesmo procedimento foi adotado pela Globo com o Planeta Xuxa, no Viva em 2014, três meses depois a atração entrou na grade do Viva. Por meio das redes sociais, os perfis do canal por assinatura passaram a seguir várias fanpages do Xou da Xuxa. Procurado, o Viva não se posicionou sobre a reprise do programa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE