CORTE GERAL!

Em crise, Globo promove nova onda de demissões em massa, passa a faca no Fantástico e até no JN

26/11/2021 às 10h21

Por: Erick Martins
Imagem PreCarregada
Globo fez demissões em veteranos do JN e do Fantástico (Foto: Montagem/TV Foco)

Com a demissão do veterano do Fantástico, ao todo a Globo já despediu 7 nomes importantes do jornalismo em 2021

Se antes as equipes do JN e do Fantástico eram tidas como intocáveis na Globo, atualmente os dois jornalísticos mais tradicionais da emissora carioca têm sido alvo das recentes demissões na Platinada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso mais recente veio à tona na última quinta-feira (27), segunda o UOL, a Globo demitiu mais dois veteranos: José Hamilton Ribeiro, que atuava no Globo Rural e Eduardo Faustini, repórter investigativo do Fantástico.

Faustini atuava no Show da Vida desde 1996, mas nunca mostrou o rosto na televisão para preservar sua integridade física. Desde 2014, o profissional do Fantástico era responsável pelo quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, que investigou centenas de denúncias sobre corrupção e desvio de dinheiro público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da demissão no programa apresentado por Maju Coutinho e Poliana Abritta, até mesmo o Jornal Nacional perdeu dois repórteres veteranos nos últimos meses.

Alberto Gaspar e Ari Peixoto, que estavam na Globo havia 39 e 34 anos foram demitidos em outubro deste ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ary Peixoto e Alberto Gaspar

Ary Peixoto e Alberto Gaspar foram demitidos da Globo após 3 décadas na emissora (Foto: Reprodução)

As recentes demissões são fruto de uma nova política interna, de cortar os maiores salários do jornalismo e o que consequentemente, atinge os mais veteranos.

Além dos profissionais já citados, só em 2021 foram demitidos os repórteres Roberto Paiva e Fernando Saraiva, que trabalhou na empresa por 22 anos e foi correspondente em Londres. O produtor especial Robinson Cerântula, responsável por um dos maiores furos policiais do canal, também foi dispensado.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ALÉM DO JORNALISMO, TELEDRAMATURGIA TAMBÉM SOFRE CORTES

A emissora carioca também enfrenta uma situação delicada com o setor de dramaturgia. Segundo Léo Dias, do portal Metrópoles, na primeira quinzena de novembro, mais de 100 funcionários envolvidos em Quanto Mais Vida, Melhor!, foram demitidos do canal.

O cenário também não é dos mais animadores para aqueles que “sobreviveram” ao ‘facão’ da Globo, já que o jornalista informa que novas demissões devem ocorrer em breve.

Do total dos demitidos, 70 pessoas faziam parte da cenografia. Os cortes também atingiram outros setores como figurino e áudio.

Nos últimos tempos, cabe lembrar, a Globo vem optando pela regra de não manter funcionários sem “função” na casa, fechando contratos apenas por obras, tal como acontece com a maioria dos atores desde 2019

Há poucos meses, segundo o site TV Pop, a cúpula da Globo aprovou um novo processo de demissão em massa de membros da equipe operacional e novos cortes devem acontecer até o fim de dezembro.

Para 2022, a emissora deve apostar na terceirização do setor, o que pouparia alguns milhões aos cofres da Platinada.

fantastico
Globo
jn

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.