Vinicius Coimbra, diretor de Nos Tempos do Imperador, foi acusado dentro da Globo de atos racistas
Nos Tempos do Imperador segue dando dor de cabeça para a Globo, desta vez, a notícia é que o um dos diretores da trama, Vinicius Coimbra, foi afastado da emissora. Esta punição se valou por denúncias de racismo vindo de atrizes que faziam parte do elenco.
A decisão vai além já que Vinicius estava a frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão, que seria a substituta de Além da Ilusão. Sendo assim, a Globo optou por chamar Allan Fiterman para a direção da futura obra. Allan dirigiu Quanto Mais Vida Melhor que está atualmente no ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta informação é dada pelo Notícias da TV e o caso é bem mais complexo do que se imagina. Segundo o site, a Globo decidiu pelo afastamento de Coimbra em resposta a denúncia de preconceito racial feita pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues.
As atrizes faziam parte do elenco principal da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão e já haviam se queixado da postura de Vinicius Coimbra para Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento da emissora, e para José Luiz Villamarim que é o diretor de dramaturgia.
Conforme passaram os meses e as gravações, que foram interrompidas voltaram em 2020, voltaram, as atrizes então recorreram ao compliance da Globo. Apesar do nome em inglês, um compliance é como se fosse um departamento a parte de alguma empresa que age conforme a norma ou a lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao compliance, Cinnara, Dani e Roberta relataram que o diretor tratava diferente o elenco branco e elenco negro, havia separação escancarada, entre outros fatores.
Em seu perfil no Instagram, de forma indireta, Dani chegou a relatar um dos casos para seus seguidores. A personagem de Roberta Rodrigues, inclusive, parece ter sido cortada do final da novela pois teve um final improvisado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência de órgãos: Atriz da Globo morta tem testamento aberto e deixa fortuna para veterano da emissora
● Globo apela após Alma Gêmea e convoca fenômeno jamais reprisado para estrear em canal
● Cantor, desmascarado na Globo, choca ao assumir casamento aos 57 anos com jovem de 15: “Pessoa que eu precisava”
Em primeiro lugar foi divulgado que a atriz teve Covid-19, logo, por isso não gravou, mas este fato é negado pela própria Roberta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As atrizes Letícia Sabatella e Gabriela Medvedovski assim como o ator Maicon Rodrigues, todos do elenco, tentaram fazer a ponte e resolver o problema.
No entanto, foi preciso que as atrizes, insatisfeitas com o tratamento recebido, recorressem a um corpo jurídico. Ainda de acordo o Notícias da TV, Cinnara, Dani e Roberta estão fazendo tratamento psicológico até hoje (17 de fevereiro) após todo este ocorrido há meses.
Procurada, a assessoria da Globo mencionou que não comenta nenhum caso relacionado ao compliance. Já Vinicius Coimbra afirmou: “Elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo“.
TRAMA TODA ERRADA
Além da pandemia, Nos Tempos do Imperador foi afetada por erros grotescos, segundo a autora, em seu texto. Há algumas cenas que são problemáticas, mas uma especial de Gabriela Medvedovski e Michel Gomes (Pilar e Samuel) que retratou racismo reverso.
O caso pipocou nas redes sociais e foi duramente criticado. Tanto é que a Globo contratou, por fim, uma equipe especializada para revisar o roteiro da novela. Algumas cenas foram até regravadas.
O FUTURO?
Até o momento a Globo optou por afastar Vinicius Coimbra, mas também não é descartada a possibilidade de demissão ao se comparar com outros casos de denúncias que chegaram a grande mídia. Exemplos são os de José Mayer e Marcius Melhem.
Na Globo, Coimbra é diretor principal desde 2002, fez novelas como: Celebridade, O Profeta, Paraíso Tropical, Insensato Coração, Lado a Lado; Liberdade, Liberdade e Novo Mundo.