Para quem não está por dentro, mudança geral tem prazo estipulado pelo Governo Federal
O fim definitivo do sinal analógico está cada vez próximo. Agora, o público das principais emissoras, como Globo, Record e Band, que ainda mantém o antigo formato, deve se atentar às datas.
Isso porque o prazo ganhou renovação no fim do ano passado, mas já vem se aproximando novamente e aqueles que ainda não fizeram a troca devem ficar atentos. Segundo o portal do Governo Federal, existe uma verdadeira força-tarefa para trocar a antena parabólica pela atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo está em andamento, principalmente nas cidades menores. De acordo com o G1, kits com equipamentos de substituição estão sendo disponibilizados gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais. Porém, para ter acesso, precisa estar registrado no CadÚnico.
Em nota, o Ministério das Comunicações anunciou que estendeu a data de encerramento das transmissões analógicas, abertas em 1.265 cidades, para o dia 30 de junho de 2025. Ou seja, tem exatamente 1 ano. Essa medida surgiu para que a população não fique sem sinal de televisão.
Desde 2018, a Anatel vem reforçando a mudança da TV digital no Brasil, mas não foram todos os municípios que se adequaram. Na lista, aparecem diversas regiões e estados. Entre eles, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Piauí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sinal analógico já faz parte do passado. E isso, claro, aparece também através da qualidade de exibição das emissoras, como Globo, Record e Band, que trabalham em cima da digitalização, oferecendo uma imagem totalmente diferenciada da antecessora.
Afinal, o que aconteceu?
- O Governo Federal estendeu prazo para encerrar sinal analógico até junho de 2025;
- Depois disso, os televisores que não tiverem feito a troca para o digital perderão o acesso às transmissões de canais como Globo, Record e Band;
- Para as famílias inscritas no CadÚnico, o Ministério das Comunicações está disponibilizando os equipamentos de forma gratuita.
Conclusão
De forma mais técnica, a transmissão analógica utilizava ondas eletromagnéticas contínuas, enquanto a digital usa uma corrente de bits, em códigos binários, vista também na linguagem digital de PCs, CDs, DVDs e celulares, transformando sons e cores em bits.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
● Apresentador da Globo chora, abandona programa ao vivo e vai às pressas para hospital: “Desculpa”
+ Aliás, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre benefícios no Brasil!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE