Globo, Record e SBT lutam, mas seguem deixando o público exausto
18/02/2015 às 17h56
Já não é de hoje a constante reclamação de autores de novelas em relação à duração das tramas. De fato, quanto maior a quantidade de capítulos, maiores também as chances da história se desgastar e perder parte do brilho inicial. Embora a Globo tenha tentado, nos últimos anos, diminuir o tempo no ar de suas principais novelas, ainda se sabe que o fator comercial pesa muito na decisão de fazer histórias mais curtas. Por ser o produto mais caro da grade, a novela precisa pagar todo o investimento depositado na obra. Isso sem falar nos imprevistos na produção das tramas subsequentes, que, por vezes, exigem mais capítulos das antecessoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com “Império”, vê-se a luta de Aguinaldo Silva para não perder de vista a trama central e o elo entre os conflitos paralelos. No ar desde julho, a história do Comendador tem apresentando novos ganchos a fim de não perder o ritmo, mas mesmo com a experiência de grandes sucessos, o autor precisa ser muito convincente. “Império” lançou mão da falsa morte do Comendador e, agora, com pouco menos de um mês para acabar, ainda precisa fazer render a história do vilão Fabrício Melgaço, principal entrecho da trama nas últimas semanas.
Em “Boogie Oogie”, é notável a perda de fôlego da narrativa, que não apresenta mais a agilidade que se destacou nos primeiros meses. Com um novo turning point a cada semana, a novela das 18h “segurou as pontas” durante um bom tempo, mas sofre agora com o excesso de capítulos que superestima o já cansativo “segredo de Carlota”, a personagem de Giulia Gam. Marcada pelo revival dos anos 70, “Boogie Oogie” reúne o bom roteiro de Ruy Vilhena, com a direção de núcleo acertada de Ricardo Waddington e um elenco que defende bem suas tramas. No entanto, contrariando as anteriores novelas do horário, a história se perde em meio às centenas de capítulos. Quanto terminar, a novela terá completado sete meses no ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Experiências com histórias mais curtas já trouxeram grandes sucessos para a Globo. “Cheias de Charme” (2012) atingiu enorme repercussão no horário das 19h e não durou nem seis meses. Outros casos, como os experimentados no horário das 23h, mostram que as chances de uma trama menor cair no risco da repetição são menores.
Na contramão desse movimento, Record e SBT parecem preferir o modelo de novelas longas, por várias razões comerciais e por estratégia de programação. “Chiquititas” ficará quase dois anos no ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Record, muitas das recentes tramas bateram a marca dos 200 capítulos. Com a estreia de “Os Dez Mandamentos”, em março, a emissora aposta em um formato menor, de 150 capítulos, uma reivindicação dos autores da casa, como Carlos Lombardi e Marcílio Moraes, que não escondem o desejo de focar em minisséries, por conta do desgaste das novelas.
Com tramas menores, o público será um dos grandes favorecidos, haja vista que as histórias ganharão em ritmo e terão menos chances de cair na rotina a afastar a audiência. O mercado de artistas também será movimentado, uma vez que com mais novelas em produção, mais profissionais terão que se mobilizar para dar conta da demanda. Essa é uma mudança gradual que a televisão precisará adotar. A prática de histórias curtas, impulsionado no exterior pelo boom dos seriados, chega ao Brasil a passos lentos, mas dando sinais de que é um movimento aparentemente sem volta.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
Autor(a):
Redação TV Foco
A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]