Globo, Record e SBT podem brincar? Emissoras largam método arcaico e tacam fogo em guerra por audiência
29/07/2019 às 5h33
Em uma disputa insana por audiência, Globo, Record e SBT preparam um arsenal pesado em suas programações
A forma como nós telespectadores consumimos os telejornais das principais emissoras como SBT, Globo e Record se modificou com o passar dos anos. Ainda que ao pensar em jornalismo venha o ou a profissional sério (a) atrás de uma bancada, hoje em dia, é preciso de muito mais para prender sua audiência, não é?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E a internet pode ser a grande vilã desta trama da vida real. Nos dias de hoje, há a possibilidade de brincar dentro de um telejornal, há a mesma responsabilidade, mas existe dinamismo nas emissoras. Cada uma com sua linguagem e intensidade, é claro. Vamos saber mais neste especial do TV Foco:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Datena é anunciado em nova profissão e saída da Band pode acontecer a qualquer momento
+ Alexandre Borges revela que está namorando e anuncia parceria com homem português
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GLOBO
A Globo dominou esta área durante muitos anos. Impôs o seu padrão para o telespectador, mas nem os seus jornais com tempo de exibição da televisão brasileira, só o Jornal Nacional está no ar desde 1969, conseguiram resistir na “dureza” e formalidade extrema.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Serasa: como usar além de consultar o CPF e negociar dívidas
● Calendário de pagamentos do Bolsa Família: prazos atualizados
● Pedro Bial: biografia, programas, vida pessoal e informações
Cada vez mais diverso e feminino, os telejornais hoje, usam e abusam de recursos tecnológicos para manter o telespectador entretido. Uma prova disso é o G1 em um minuto, que tem jornalistas descolados e tatuados entregando valiosas informações de diversos temas.
A nova regra da casa é ser menos robótico e mais humano, liberam o carisma de Sandra Annenberg no Jornal Hoje e o senso bem-humorado de Chico Pinheiro no Bom Dia Brasil. São novos tempos [que começou].
SBT
Quem gosta de acompanhar os telejornais que ficam sob o comando da emissora de Silvio Santos, tem que ter paciência dobrada. O dono do baú toma as decisões mais mirabolantes e teimosas em sua programação do SBT. Silvio vai da dispensa de funcionários até apostas duvidosas, do nada.
Uma das últimas de Silvio, foi colocar Marcão do Povo e Dudu Camargo a frente do Primeiro Impacto como o primeiro telejornal apresentado ao vivo na televisão. Isso porque, a atração começa de madrugada como forma de bater a Globo, e a tática deu certo, a concorrência teve que se mexer. Ambos apresentadores citados têm uma postura própria e são figuras que já causaram muita polêmica mídia a fora.
RECORD
Um dos maiores pontos fortes e que ganha força descomunal na emissora paulista é o seu jornalismo. Há muito tempo, a Record já havia entendido que dinamismo é algo que chama a atenção do público. Todos os seus telejornais possuem essa característica.
Fora o caso de sucesso da emissora que colocou fofoca no meio das notícias pesadas do cotidiano referente a assaltos, perseguições e afins para entreter seu público. Maior e melhor exemplo disso é Fabíola Reipert no quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral de São Paulo, que vem explodindo em audiência.
Autor(a):
Thais Teles
Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas à la Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014 pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas das 6, das 7 e das 9 e até do streaming. ‣ E-mail: [email protected] | ‣ Minhas redes sociais são: