Por conta da censura, Globo vetou protagonista de novelas com Aids
Rafael Vitti viveu um dos personagens mais marcantes na novela Além da Ilusão, da Globo, interpretando o papel do ilusionista Davi, que foi preso e condenado injustamente pelo assassinato seu grande amor, Elisa.
O que pouca gente sabe é que João Vitti, viveu uma situação bem semelhante a essa numa novela exibida há 30 anos. Estamos falando do folhetim Despedida de Solteiro, que em 1992 para 1993 encantou o público noveleiro, cuja obra foi escrita por Walther Negrão e exibida pela Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A história do personagem de João Vitti, era vivida por Xampu. Na história, o rapaz e seus três amigos, João Marcos (Felipe Camargo), Pedro (Paulo Gorgulho) e Paschoal (Eduardo Galvão) fizeram uma festa de despedida de solteiro numa cachoeira, só que no dia posterior uma a prostituta foi encontrada morta.
O personagem então João Marcos acabou preso como culpado bem durante a cerimônia de seu casamento e seguiu para a cadeia com seus amigos.
Depois disso, Xampu volta bastante doente e, antes de morrer, se casa com Bianca (Rita Guedes). Depois, ele acabou morrendo no capitulo 18 da trama da Globo.
“Gravei minha última cena no dia da estreia da novela. Ficou aquele gosto de foi bom, mas quero mais”, brincou o ator em entrevista na época.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 71B na mesa e liberado pelo Banco Central: Fim de banco nº1 dos brasileiros após ser engolido pelo Santander
● “Encerrou suas atividades”: Fim de serviço vital da Drogaria São Paulo em SP chega por motivo alarmante
● Descanse em paz: Fim de 7 chocolates populares da Nestlé e extinção no Assaí, Carrefour e +
O autor da trama teve a ideia de que o personagem de Xampu contraísse o vírus HIV na cadeia, após ser estuprado por outro preso. Porém, com a censura, a história teve de mudar completamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na novela da Globo então ele contraiu hepatite B numa briga de faca com um inimigo de cadeia que já estava contaminado.
“Fiquei com pena. Até plasticamente é muito complicado mostrar um personagem depauperado pela Aids”, comentou Negrão.
Anos depois, ator relembra polêmica
Longos anos depois, em entrevista a Gshow em 2019, João Vitti comentou o destino de seu personagem na novela:
“O Xampu morreu de Aids, mas isso nunca ficou claro na trama. Não sei se foi alguma questão interna ou se foi porque era uma novela das seis, mas ele morreu porque na época a proposta do autor era abordar a questão da Aids de forma discreta”, disse ele.