Anvisa trabalha para derrubar produto amado entre mulheres e homens na internet
No último sábado, 08, o Jornal O Globo confirmou a proibição da Anvisa contra um produto popular de beleza devido aos riscos à saúde e até morte dos consumidores.
A agência está trabalhando para derrubar anúncios de fenol em sites de venda online devido ao uso incorreto do produto no procedimento de peeling.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O peeling estimula a renovação das células da pele através de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas ou de métodos físicos.
O procedimento estético é utilizado por homens e mulheres que buscam amenizar as manchas e imperfeições do rosto.
Por exemplo, o peeling de fenol consiste na aplicação de um composto orgânico mais ácido do que o álcool, segundo a Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MORTE
Mas, a Anvisa decidiu proibir a venda do fenol em sites de venda online após a morte de Henrique Silva Chagas.
O empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, morreu após ser submetido a um peeling de fenol no dia 3 de junho deste ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A clínica responsável pelo tratamento pertencia à esteticista e influencer Natalia Becker, que não tinha licença para realizar o peeling de fenol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na defesa, Natalia Becker revelou que o produto está disponível em sites de market place. Fato que fez com que a Anvisa tomasse a medida.
Por meio de nota, a Anvisa afirmou que ““entende-se que o fenol é um produto sujeito à vigilância sanitária, e que o seu uso para finalidade estética (peeling) é profissional. Portanto, o produto não pode ser comercializado pela internet”.
Desse modo, apenas clínicas e profissionais autorizados podem utilizar o uso do fenol para procedimentos estéticos.
O Studio Natalia Becker tinha lincença para funcionar, mas não podia realizar o procedimento de peeling com fenol, conforme a SMS.
A clínica tinha permissão de atuar com “atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza”.
Desse modo, a clínica da influenciadora foi fechada e atuada pela Vigilância Sanitária, que informou que a clínica “exercia procedimentos em desacordo com a legislação vigente”.
FUGIU
A Polícia Civil informou que uma das suspeitas é a de que a vítima possa ter tido algum tipo de reação alérgica ao tratamento.
Por conta da possível reação, Henrique teria morrido por “choque anafilático” pelo uso de alguma substância química.
De acordo com o boletim de ocorrência obtido pelo O Globo, Henrique estava trêmulo e reclamou de dores após o procedimento.
Marcelo Camargo, de 49 anos, namorado de Henrique Chagas, revelou que a esteticista Natália Becker desapareceu do local após o paciente passar mal.
Marcelo Camargo estava no local durante o procedimento e revelou que Natália fugiu com o frasco de fenol “para não ser presa em flagrante”.
“Ela ficou comigo na sala, ela fazia massagem cardíaca nele. Ele estava na maca e ela fazia de qualquer jeito, não sabia fazer. Uma das assistentes desceu e conseguiu chamar o Samu, mas ele já não tinha mais batimentos”, disse o namorado de Henrique ao portal Terra.
Marcelo reforçou que a esteticista ligou para o seu marido para que a ajudasse na situação. Mas, ela acabou fugindo.
“Ela conseguiu falar com o marido dela. Ele chegou desesperado e fez a massagem cardíaca. Quando o Samu chegou, o marido me pediu para trocar o carro de lugar, para que a ambulância pudesse estacionar em frente à clínica, quando subi, a Natália não existia mais, já tinha desaparecido junto com o frasco de fenol. Lá dentro estava a equipe médica, o marido dela e o Henrique, já morto. Eles prestaram atendimento, mas já não adiantava mais”, afirmou Marcelo.
PROCEDIMENTO
Henrique comprou o procedimento de peeling de fenol por R$ 4.300, de acordo com amigos da vítima, ouvidos pela CNN.
O jovem não passou por testes de alergia aos produtos e foi orientado a usar espuma de limpeza, hidratante, protetor solar e um ácido manipulado até a aplicação do ácido.
Natália Becker, é investigada pela morte, segundo a Secretaria de Segurança (SSP-SP) do estado. Ela realizou o curso para aplicação por meio da internet.
“Ela fez um curso online (para aplicar fenol) de uma farmacêutica do Paraná, em agosto de 2023”, disse Tatiane Forte, advogada da Natália na delegacia.
COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?
Por fim, a agência é fundamental para garantir a qualidade dos produtos para os consumidores. Mas, poucos sabem como fazer uma denúncia sobre algum produto.
Para realizar uma denúncia, a Anvisa recomenda entrar com a Vigilância Sanitária de seu município ou com a própria agência mesmo, por meio da Ouvidoria.