Na coluna de hoje falaremos sobre a overdose de novelas nas grades da Globo, SBT e até a Record, que disponibilizaram novos horários às tardes
O SBT anunciou na sexta-feira (29) que planeja colocar uma faixa de novelas infantis – que são sua especialidade – durante o início das tardes. A Globo tomou atitude parecida há alguns meses, quando colocou “O Cravo e a Rosa” (2000) para destruir a Record, que encostava em sua audiência com o “Balanço Geral SP”.
Há um tempo, somente o “Vale a Pena Ver de Novo” exibia folhetins durante o início da tarde, com sucessos antigos que emplacavam novamente em suas reprises. A Record aderiu à tática com exibição de suas tramas entre o “Balanço Geral” e o “Cidade Alerta”, mas apenas “A Escrava Isaura”, reprisada em 2020, atingiu bons números até agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O SBT aderiu à tendência e agora pode colocar suas novelas infantis para competir com a nova faixa de reprises da Globo, que além do “Vale a Pena” também exibe grandes sucessos das 18h depois do “Jornal Hoje”. A tendência é que os amantes de folhetins consigam se espalhar e assistir as tramas que mais se identificam na TV aberta.
O problema é que a televisão se apoiou na exibição de novelas para conseguir salvar sua grade. Telejornais vespertinos, programas de variedades e até a fofoca pararam de surtir efeito nos últimos anos e a audiência tem afundado cada vez mais alguns canais, como é o caso do “Fofocalizando”, que respira com a ajuda de aparelhos.
“Pantanal” só ressuscitou o horário nobre porque o investimento milionário na produção e as chamadas majestosas foram simplesmente impecáveis. A Globo se viu na necessidade de reverter o fracasso de “Um Lugar ao Sol” e colocou no ar uma trama que sabia que teria repercussão e que despertaria a curiosidade do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já existem piadas nas redes sociais se espalhando por causa da decisão de Silvio Santos em colocar mais uma novela em sua grade. Além das três tramas mexicanas, existirá a nova faixa, além do folhetim do horário nobre, que atualmente é representado por “Poliana Moça”.
Silvio Santos já até escolheu quais novelas quer em sua nova faixa de novelas durante as tardes: “Carrossel”, “Uma Rosa Com Amor” e “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, da Manchete.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
FALTA DE PRODUÇÕES DE ENTRETENIMENTO
Existe uma falta de oferta para o público que quer acompanhar outros tipos de programa, mas as emissoras entenderam que enquanto uma nova atração que atenda às expectativas dos telespectadores não surge, a melhor solução é colocar novelas no ar. O problema é que já existe uma overdose do formato atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VOLTA DE PROGRAMAS DO PASSADO
Uma boa alternativa seria reviver alguns programas que tiveram muita repercussão no passado e que acabaram por falta de audiência, como o “Vídeo Show” e o “Programa da Tarde”, da Record, que até hoje tem momentos icônicos repercutindo na internet. Tudo isso, claro, renovado e com muito apelo popular.