Globo surpreende e cogita produzir minissérie sobre sua maior autora de novelas
31/05/2019 às 11h57
A Globo está aumentando o volume de produção de séries e minisséries, principalmente após o maior investimento no Globoplay, seu serviço de streaming, que vem disponibilizando conteúdo exclusivo. E entre os projetos da emissora carioca pode estar uma minissérie sobre Janete Clair, considerada a maior autora de novelas da história da TV brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Janete começou escrevendo novelas para o rádio, nos anos 50, e uma década depois migrou para a televisão, onde assinou tramas que foram fenômenos de audiência. Entre as novelas de maior sucesso da autora se destacam Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) — que em 2020 será reprisada pela primeira vez, através do Canal Viva — , Pecado Capital (1975), O Astro (1977) e Pai Herói (1979), que tiveram capítulos que chegaram a registrar 100 pontos de audiência, sendo sintonizados por praticamente todas as TV’s no horário nobre da Globo. O êxito de Janete na principal de faixa de horário da televisão fez com que ela ganhasse apelidos como “Maga” e “Nossa Senhora das Oito”.
Janete foi casada com Dias Gomes (1922-1999), outro grande autor da teledramaturgia brasileira, responsável por outros clássicos da Globo como O Bem-Amado (1973), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985). A autora morreu precocemente, em 1983, aos 58 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Juliana Paes explica a mudança repentina do sotaque de seu personagem em A Dona do Pedaço
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Janete deixou uma novela inacabada, Eu Prometo, que acabou sendo finalizada por Glória Perez, que também se tornou uma grande autora de novelas da Globo.
De acordo com a colunista Patrícia Kogut, a Globo cogita produzir uma minissérie sobre a história de vida de Janete. Porém, por enquanto, tudo não passa de uma ideia na emissora, e portanto, não há definições ou previsão de estreia.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Carência”: Ator da Globo se manifesta sobre relação gay com Chay Suede e entrega bastidores
● Âncora da Globo não resiste, quebra protocolo ao vivo e expõe: “Estão pedindo pra encerrar”
● “Quadro grave”: Ator da Globo implora por ajuda, após 7 dias intubado, cirurgia às pressas e nova internação
Vale lembrar que algumas das novelas de maior sucesso da autora estão sendo adaptadas para o México. A pedido de um produtor mexicano, o roteirista Vitor de Oliveira está transformando as obras da autora em projetos de série. Entre os folhetins estão Selva de Pedra e Pai Herói.
Selva de Pedra foi exibida no horário nobre da Globo entre 1972 e 1973, e tinha no elenco principal nomes como os de Francisco Cuoco, Regina Duarte e Glória Pires. Em 1986, a trama chegou a ganhar uma nova versão, agora assinada pela autora Regina Braga.
Já Pai Herói foi ao ar em 1979, também no horário nobre, e é uma das novelas de maior audiência da história da Globo. O elenco principal contou com Tony Ramos, Elizabeth Savalla, Carlos Zara, Rosamaria Murtinho, Cláudio Cavalcanti, Maria Fernanda, Jonas Bloch, Flávio Migliaccio, Jorge Fernando, Lélia Abramo, Glória Menezes e Paulo Autran.
Para esse trabalho de adaptação, Vitor de Oliveira vem contando com auxílio de Wesley Vieira e Carlos Fernando Barros no time de colaboradores.
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.