CRISE?
114 milhões: Globo vê SBT e Record fazerem à limpa, tem fenômenos roubados e dívida milionária explode: “Prejuízo”
28/09/2021 às 9h30
A líder de audiências fechou o primeiro semestre de 2021 no vermelho e perdeu fenômenos para as rivais
Apesar de ter superado o auge da pandemia com as finanças no “verde”, com os custos da retomada de produções inéditas, a Globo registrou um prejuízo milionário no 1º semestre de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos destaques negativos foram os gastos com o futebol e para piorar ainda mais, a Vênus Platinada perdeu várias de suas “estrelas” para o SBT e para a Record.
Segundo dados obtidos pelo site Notícias da TV, a Globo divulgou ao mercado um documento com seus dados financeiros referentes aos primeiros seis meses de 2021 e o aumento das despesas chamou a atenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o relatório, a Globo fechou o primeiro semestre com prejuízo de R$114 milhões, muito por conta das gravações de produções inéditas, como novelas e novos formatos de programas e também por conta dos direitos esportivos.
Como os dados apontam, o setor esportivo da Globo é um dos que mais preocupam os executivos da Vênus Platinada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se antes a emissora era soberana, principalmente aos torneios de futebol, há dois anos, a Globo tem visto o SBT e a Record roubarem seus maiores fenômenos.
Enquanto o canal de Silvio Santos desbancou a Globo com a aquisição da Libertadores da América e da Liga dos Campeões, a Record tomou o Campeonato Carioca e mais recentemente, na última sexta-feira (24), o Campeonato Paulista.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
Consequentemente, temendo o risco de perder novas estrelas do esporte, a emissora dos Marinho tem apostado alto em transmissões da FIFA, entidade máxima do futebol e uma das suas principais parceiras.
No entanto, alguns dos produtos exibidos pela Globo não são tão atrativos assim para o grande público, o que pode resultar em um prejuízo ainda maior.
NADA TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR?
Ainda sobre a saúde financeira da líder de audiências, a Globo ainda tem pendente uma dívida de 120 milhões de dólares (603,6 milhões de reais) com a Conmebol, que cobra uma multa referente a uma suposta quebra de contrato por parte do canal.
A emissora questionou a dívida na justiça e ainda busca uma solução mais “amigável” com a antiga parceira.
No entanto, devido as altas cifras e a falta de retorno financeiro, ao longo dos próximos anos pode ser cada vez menos comum vermos a Vênus Platinada apostando em transmissões esportivas
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]