A Globo entrará em 2021 com grandes mudanças no Jornalismo, que trocará de direção após oito anos. Saiba quem assume a direção!
A Globo deu início nesta quarta (12) ao processo de transição na sua diretoria de Jornalismo. Silvia Faria, que estava na chefia do setor há oito anos, decidiu sair da emissora a partir de dezembro para se dedicar a projetos pessoais. A partir de 2021, Ricardo Villela assumirá o departamento.
O anúncio das mudanças foi feito por Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo, em um e-mail enviado para as redações da emissora. Em uma extensa carta, ele se despede de Silvia Faria e revela que ela planejava seu desligamento desde 2017, mas que postergou a saída em virtude do noticiário cada vez mais quente no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Duas semanas atrás, porém, Silvia Faria decidiu que finalmente era a hora de entregar o seu posto. Em uma reunião virtual com Ali Kamel, ela anunciou formalmente que deixará a diretoria de Jornalismo no final de dezembro, dando fim a uma relação de 19 anos com a TV Globo.
De acordo com Ali Kamel, Silvia não está saindo para outros projetos na área da comunicação. Ela optou por sair para ter mais tempo “para estudar, para viajar e para curtir a família”. “Confio 100% nela e acreditei quando me disse que não tinha nenhum convite”, pontua o executivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O NOVO CHEFÃO
Na sequência de sua carta, obtida em primeira mão pela reportagem do TV Foco, Ali Kamel anuncia que Ricardo Villela será o sucessor de Silvia Faria no comando do Jornalismo da Globo. Atualmente, ele atua na posição de diretor-executivo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornalista da Record é demitida por erro imperdoável na emissora e crava: “Não me disseram nada”
● Globo confirma diagnóstico de câncer de ator aclamado aos 47 anos e famoso desabafa: “Venho lidando”
● Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel marca ótima audiência e mantém a vice-liderança absoluta
Ricardo Villela está na emissora há 15 anos, desde quando abriu mão do posto de redator-chefe da versão nacional da revista Playboy para atuar como editor de política do Jornal da Globo. No ano seguinte, ele já era editor-executivo do telejornal.
Em 2013, Ricardo assumiu a direção de Jornalismo da Redação do Distrito Federal. Cinco anos depois, em 2018, Villela passou a ser o diretor-executivo do setor em âmbito nacional, atuando no Rio de Janeiro — posto em que permanecerá até o final de 2020.
Juntamente com a promoção para a diretoria de Jornalismo, Ricardo Villela também passará a ter uma cadeira no Conselho Editorial do Grupo Globo. O convite foi feito por João Roberto Marinho, um dos acionistas da empresa.