Globo vai economizar milhões com demissão de Aguinaldo Silva
06/01/2020 às 8h52
Emissora carioca passa por uma restruturação com cortes e gastos, além da mudança na forma de contratação de seus jornalistas e atores
Parece que a crise chegou até para a maior emissora do país e a segunda maior do mundo. Não é novidade para ninguém que a TV Globo está passando por uma séria restruturação cortando todos os gastos, considerados por eles “desnecessários”, e reduzindo também os maiores salários da casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grandes nomes deixaram o canal nos últimos meses, entre eles Aguinaldo Silva, um dos maiores diretores no quesito novelas. De acordo com a colunista do Jornal O Dia, Fábia Oliveira, a demissão do dramaturgo rendeu uma economia de R$ 5 milhões à emissora carioca. Ainda segundo a jornalista, este era o valor recebido pelo autor mensalmente quando alguma obra sua estava no ar, já quando não estava, o salário caía para R$ 3 milhões.
Além das demissões na Globo, a emissora também está mudando a forma de contratação de seus funcionários. Os jornalistas, que antes eram prestadores de serviço (PJ) do canal, agora passam a ser regime CLT, tendo uma considerável redução salarial. Já o time de atores deixou de ser contratado e passou a receber por obra, ou seja, antes, mesmo que não estivesse no ar, o artista recebia um salário mensal. Agora, com a mudança, ele só irá receber pelo personagem que estiver atuando, sendo assim, acabou aquela onde de “não trabalhar e receber mesmo assim”. Vale dizer que a mudança de contratação do time de atores não foi aplicada para todos, os grandes nomes da platinada seguem recebendo normalmente independente se estão no ar ou não.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra mudança noticiada por Fábia Oliveira, do Jornal O Dia, foi a respeito dos guarda-chuvas disponibilizados pela Globo aos funcionários. Em dias chuvosos, os objetos são usados para andar pelas partes descobertas dos Estúdios Globo, mas acabaram sendo tirados de circulação. A falta foi sentida na última sexta-feira, 3, quando um temporal caiu no Rio de Janeiro e os contratados precisaram esperar na portaria até que a chuva diminuísse para, então, seguirem até seus respectivos departamentos, Mas, de acordo com Fábia, os guarda-chuvas devem voltar a circular entre os funcionários da Globo em breve. Contudo, dizem que cada setor terá o seu e será responsável pela manutenção do mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Thainá Rambaldo
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, trabalho na área há cinco anos e tenho experiência em TV, rádio, agência de publicidade, redação, atendimento, assessoria de imprensa, planejamento de mídias digitais, apresentação, edição de vídeo e imagem.No TV Foco escrevo sobre TV e Famosos, faço críticas e o balanço do dia das audiências prévias da televisão.