GM confirma fechamento de 2 fábricas em país e um dos carros mais populares da Chevrolet também se despede em país
E a GM acaba de confirmar o fechamento de 2 das suas fábricas e de quebra um queridinho popular da Chevrolet, marca pertencente a montadora, também se prepara para se despedir em país.
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De acordo com o portal Motor Show, foi confirmada que a operação da GM “será encerrada” na Colômbia e no Equador.
De acordo com a montadora, essa medida faz parte da estratégia do grupo de focar em veículos de última geração.
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A produção foi interrompida na fábrica em Colmotores, na Colômbia, na última sexta -feira (26), conforme cravado pela GM, enquanto as operações no Equador vão parar somente no fim de agosto.
Demissão em massa
Na Colômbia, a GM está buscando permissão do Ministério do Trabalho para demitir em massa cerca de 850 trabalhadores, conforme dito por um porta-voz da montadora.
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Apesar de deixar de produzir, a GM afirmou que manterá concessionárias nos dois países.
“As operações de fabricação serão encerradas na fábrica da Colmotores, na Colômbia, e o processo de desmontagem já foi iniciado. Na fábrica da OBB, no Equador, a fabricação será encerrada no final de agosto de 2024
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Combo de despedidas
Fora isso, conforme exposto pelo Motor1, a fábrica da OBB no Equador era a maior fábrica automotiva daquele país e produzia a picape D-Max , que se tratava de uma adaptação com emblemas Chevrolet da antiga geração do Isuzu D-Max (prima da S10).
Já a planta de Colmotores, vista como uma das mais importantes, produzia um dos carros mais populares da Chevrolet, o Chevrolet Joy (versão de entrada do Onix da geração passada).
Que com essa situação acaba tendo que se despedir de país também ...
Por que a GM fechou as fábricas do Equador e Colombia?
Embora a GM não tenha dado detalhes, essa decisão pelo fechamento das fábricas foi tomada levando em consideração o alto nível de capacidade ociosa das unidades.
A planta colombiana, por exemplo, operava com apenas 9% da capacidade instalada, enquanto fábrica equatoriana funcionava com somente 13%.
No comunicado, a GM também esclareceu que “essas medidas não afetam nenhuma das demais operações fabris da empresa na região”.
Vale mencionar que aqui no Brasil, por exemplo, a companhia tem fábricas em Gravataí (RS), São José dos Campos (SP) e São Caetano do Sul (SP), onde produz Tracker, Onix, S10, Spin e outros.
Ainda de acordo com o Motor1, a GM confirmou que aplicará por aqui investimento de R$ 7 bilhões para renovar todo o portfólio e lançar modelos inéditos.