Governo Lula arma 2 viradas históricas do FGTS, com saque integral do saldo e liberação mais aguardada
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva está armando 2 viradas históricas do FGTS, para esse ano de 2024, com a liberação do pagamento através do PIX e o saque integral do saldo que está disponível na conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador, em caso de demissão sem justa causa, mas ao longo dos anos outros benefícios foram criados, tudo visando as condições financeiras dos brasileiros,
De acordo com o portal ‘Terra’, a partir desse mês de março, os empregadores poderão receber o pagamento do FGTS utilizando o PIX como forma de recebimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso se tornou possível após o Ministério do Trabalho e Emprego lançar o FGTS Digital, já que através dela os boletos gerados possuem um QR Code para a leitura e pagamento direto no aplicativo de sua instituição financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A utilização do Pix como ferramenta de pagamento do FGTS irá trazer ganhos de confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização na conta do trabalhador”, disse o Ministério do Trabalho em um comunicado oficial.
Outra grande virada que estão armando teve como iniciativa do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que enviou para a Casa Civil um Projeto de Lei em que permitiria os trabalhadores que selecionaram o saque-aniversário, a retirarem o valor restante do FGTS, caso sejam demitidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida ainda prevê de forma retroativa, atingindo a todos que foram demitidos sem justa causa desde o ano de 2020 e que optaram por receber o valor do saque-aniversário, com direito de resgatar o que tinham no Fundo no momento da demissão.
Apesar de ser uma grande vitória aos trabalhadores, ainda não há uma previsão de que esse projeto possa ser aprovado e entrar em vigor.
Como consultar o saldo do FGTS?
Para consultar o saldo do FGTS basta acessar o aplicativo do benefício e consultar os valores que já foram liberados e estão disponíveis para o saque.