Fique por dentro de todas as novidades envolvendo o possível fim das autoescolas e a verdade exposta pelo Governo
Em meados de 2023 passou a circular a informação de que não seria mais necessário passar pela autoescola para tirar a CNH.
Isso porque há um Projeto de Lei em que traz essa brecha e deixou todos em dúvida em como seria o futuro deste estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Time do TV Foco especializado em Política, a partir de informações do portal ‘O Tempo’, traz à tona toda a mentira desvendada pelo Governo.
Principalmente as pessoas que pretender se tornar aptas para dirigir em breve precisam ficar atentas e não confiar em qualquer informação.
As categorias da CNH
- Mas, nenhuma delas são o suficiente para que possa utilizar o veículo para ter algum tipo de remuneração;
- A CNH se divide em cinco tipos de categorias, mas quem não pretende dirigir um caminhão pode se preocupar somente com as duas primeiras;
- A categoria A é para aqueles que querem andar de moto, sendo específica para veículos de duas rodas;
- Já a categoria B é para quem quer conduzir um carro, seja ele manual ou automático, precisando passar por todos os passos da autoescola;
Verdade veio à tona
De acordo com o portal ‘O Tempo’, o Governo Federal desmentiu as informações de que não precisaria mais da autoescola para tirar a CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Por meio da Resolução CONTRAN nº 789, de 18 de junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito consolidou as normas sobre o processo de formação de condutores de veículos”, começou o comunicado.
Em seguida, garantiram sobre a permanência da obrigatoriedade em passar pela autoescola e seguir todo o processo, para tirar o documento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa norma prevê que a formação do condutor compreende a realização de curso teórico-técnico e de prática de direção veicular junto aos CFC”, garantiram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeto de Lei que gerou polêmicas e NÃO está em vigor
De acordo com o portal ‘Compre Rural’, o Projeto de Lei 6.485 promete mudanças significativas na concessão da CNH, que foi proposta em 2019 pela senadora Kátia Abreu.
“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explicou a autora do PL.
Porém, ele segue em tramitação e sem aprovação, o que deixa as autoescolas seguras de seguirem cumprindo seu papel.
Conclusões finais
O Governo de Lula veio à tona desmentir uma fake news envolvendo o fim das autoescolas para tirar a CNH.
Portanto, o CFC seguirá obrigatório para quem quiser ter o direito de dirigir, seja carro, moto, caminhão ou ônibus.
Veja mais matérias sobre a CNH
Como renovar a CNH?
O primeiro passo é agendar uma visita no Detran para realizar o exame de aptidão física e mental, se tudo tiver certo, terá o documento renovado, por até 10 anos, dependendo da sua idade.