Salário Mínimo vai ter aumento real em 2024; descubra o valor
Nos últimos anos o salário mínimo não teve um aumento real, ou seja, acima da inflação, mas com a mudança de Governo a expectativa é que isso mude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante sua campanha eleitoral no final de 2022, o Presidente Lula garantiu que o salário mínimo teria um aumento real em seu mandato, diferente do que ocorreu nos últimos quatro anos, quando o aumento foi abaixo da inflação.
O novo valor foi divulgado por Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, na última segunda-feira (17). Embora o novo valor não esteja garantido pela Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), ela afirmou que não há chances do aumento real não ocorrer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Câncer terminal: A âncora que brilhou no Jornal Hoje não resistiu à doença e morreu aos 32 anos
No PLDO, está previsto salário mínimo de R$ 1.389, cerca de 5,2% a mais do valor atual e que ficará vigente a partir de Maio. Durante coletiva a imprensa, Tebet garantiu que o poder de compra dos brasileiros voltará a aumentar, fazendo a roda da economia girar mais rápido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É óbvio que não há a menor chance do presidente no ano que vem não dar aumento real do salário mínimo. Se tire de qualquer lugar, mas o presidente não vai descumprir uma promessa de campanha. O aumento vai ser real”, disse Simone Tebet.
Vale destacar que o novo salário mínimo de 2024, que tem como expectativa um aumento real, precisará ser aprovado pelo arcabouço fiscal e incremento da receita federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GOVERNO: LULA JÁ AUMENTOU O SALÁRIO MINIMO?
Vale destacar que assim que tomou posse como presidente, Lula já elevou o salário mínimo acima da inflação de 2,8% em 2022.
Esse foi o maior aumento real desde 2012, quando o mesmo aumentou em 7,59%, Historicamente o Governo Lula foi o que mais elevou o salário mínimo no Brasil, principalmente em seu primeiro mandato no ano de 2006, quando o aumento chegou a ser de 13%, muito acima da inflação.