O Governo anunciou que a Aneel, responsável pela geração de energia, manterá preços mais baixos ao longo de todo o ano de 2023
Uma notícia importante para quem não ter aumentos na conta de luz agora no mês de abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que haverá cobrança extra já que a bandeira verde será mantida ao longo das próximas semanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A bandeira verde significa que não há necessidade de realizar mais cobranças referentes ao consumo de produção de energia, e é mantida desde 16 de abril de 2022.
Se fosse necessário mudar esse esquema, a empresa acionaria as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2, que significaria uma conta de luz muito mais cara do que o esperado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RELAÇÃO COM AS CHUVAS
Essas taxas, claro, são exigidas de acordo com a situação meteorológica da país e do local de captação de água das hidrelétricas, que ficam a cargo do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
De acordo com o Pronatec, os níveis de água estão ótimos, entre 82,96% e 97,66%, a depender da região, muito diferente de 2021. Na época, a taxa extra ficou abaixo dos níveis 1 e 2 da bandeira vermelha, já em bandeira de escassez hídrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi a maior seca do país em décadas e gerou tremenda preocupação, já que os reservatórios, principalmente o Cantareira, estavam quase vazios. A conta de luz, claro, ficou em um nível muito acima do esperado pela população.
A Aneel criou essas bandeiras para dar um respaldo aos brasileiros sobre os aumentos consideráveis nas taxas dependendo da época do ano. Se chovia mais, as taxas eram mais baixas. Em períodos de seca, os valores disparavam.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O GOVERNO VAI MANTER CONTA DE LUZ MAIS BAIXA?
2023 é um ano que já começou chovendo muito, por isso os reservatórios estão em uma condição mais favorável para a geração de energia. O site do Governo afirma que a expectativa é manter bandeira verde ao longo de todo o ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE