Governo Lula faz comunicado esclarecendo bloqueios dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e confirma a verdade para beneficiários
O bloqueio de inúmeros benefícios do INSS surpreendeu vários segurados. Dessa maneira, o Governo Federal teve que se manifestar e esclarecer a situação.
Vale lembrar que a instituição paga mais de 39 milhões de benefícios, sendo assim, sempre que alguma parcela sofre com bloqueio, vira um problema para o governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o órgão sempre faz questão de ser transparente. E o time de especialistas em previdência do TV Foco, a partir de informações do site oficial do governo, esclarece agora ocorrido.
BLOQUEIO DO INSS
- Milhares de beneficiários tiveram seus pagamentos bloqueados;
- Governo confirmou que falta de atualização foi o motivo;
- Segurados já voltaram a receber;
- Governo faz alerta para evitar novos bloqueios.
AFINAL, O QUE ACONTECEU?
Cerca de 500 mil beneficiários que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada) tiveram os benefícios bloqueados. Em resumo, o motivo foi a falta de atualização. O benefício é liberado pelo INSS.
Quem estava há mais de 48 meses sem atualizar a situação, acabou bloqueado. Mas, cerca de 200 mil se inscreveram e regularizaram o cadastro no CadÚnico, e já voltaram a receber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A outra parcela ainda havia regularizado o cadastro, então seguiram bloqueados. O benefício paga cerca de 1 salário mínimo para quem é idoso ou tem alguma deficiência.
COMO DESBLOQUEAR?
Para voltar a receber, é necessário que você, caso seja beneficiário, procure o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município e regularize a situação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o governo fez 2 alertas para te ajudar a resolver sua situação cadastral:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Os beneficiários que tiveram o pagamento bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único podem ligar para a Central de Atendimento 135, que recebe ligação de telefones fixos e celulares gratuitamente;
- Ou então se dirigir ao Cras da sua região com os documentos pessoais e regularizar a situação no CadÚnico;
- Após a ligação informando que a regularização está em andamento, o BPC será desbloqueado em até 72 horas.
CONCLUSÕES FINAIS
Beneficiários do BPC, benefício que é pago pelo INSS, sofreram com bloqueios. Dessa maneira, o governo federal esclareceu o motivo que levou ao rompimento do auxílio e ainda expôs como resolver.
O BPC TEM LIMITE DE IDADE?
Se você é uma pessoa com deficiência, não há limite, contanto que prove. Mas, para outras pessoas, como os idosos, só é válido para pessoas com mais de 60 anos. Além disso, tem que provar que não tem condições de se manter.