Projeto de Lei segue para aprovação no Congresso e, se entrar em vigor, haverá data limite para o saque-aniversário, diz site
Novas mudanças estão previstas para o FGTS. Com isso, a atual dinâmica de acesso ao benefício pode ser encerrada e Lula já deu sinal positivo para a alteração.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, administrado pela Caixa Econômica, é a poupança criada pela empresa ao contratado, na intenção de protegê-lo nos casos de demissão sem justa causa. Quanto maior o período de casa, maior a quantia depositada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, desde 2019, vem sendo possível retirar uma porcentagem do saldo do FGTS através do saque-aniversário. Isso pode ser feito dentro de 3 meses, a partir do primeiro dia do mês em que o trabalhador esteja completando ano.
No entanto, segundo o FDR, um Projeto de Lei prevê o fim desse acesso parcial. O texto deve ser encaminhado ao Congresso Nacional ainda em novembro e tem fortes chances de aceitação. Ainda de acordo com a publicação, existe uma possível data limite para esse tipo de saque, caso haja a aprovação, estimada para 28 de fevereiro de 2025.
Em coletiva, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, explicou a proposta. Segundo o político, o modelo de aniversário atinge negativamente cerca de 7,2 milhões de desempregados. “O saque-aniversário permite que retirem fundos para gastos não essenciais, como viagens ou celebrações, que acabam por corroer suas economias a longo prazo”, disse em coletiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a alteração, os trabalhadores dispensados sem justa causa poderão ter a liberação de todo o saldo retido no momento da demissão. O Projeto de Lei, de acordo com Marinho, também será diretamente vantajoso ao andamento da economia das contas públicas.
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, um Projeto de Lei prevê o fim do saque-aniversário do FGTS;
- O documento segue em fase de aprovação no Congresso Nacional ainda este mês;
- No entanto, o Ministério do Trabalho já defende a mudança e ressalta os benefícios.
Conclusão
Vale ressaltar que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço vale apenas aos funcionários contratados dentro do regime da Consolidação das Leis do Trabalho. Ou seja, aqueles que têm carteira assinada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Agora é oficial: Saque do FGTS liberado já no início de 2025 pela Caixa chega para salvar milhões de CLTs
● Liberação de R$142B e saque disponível a CLTs: 2 viradas do FGTS são confirmadas para 2025
● Fim do saque-aniversário do FGTS, aumento do seguro-desemprego e do PIS/PASEP: 3 viradas dos CLTs em 2025
+ Veja outras notícias sobre os benefícios da CLT!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE