Governo Lula confirma três grandes vitórias ao CLTs em 2024 com direito a novo feriado e mais
Três grandes vitórias chegam aos trabalhadores CLT em 2024, com confirmação do Governo Lula com direito a novo feriado, 13º salário antecipado e um outra lei em vigor.
Primeiro, um novo feriado está chegando para a alegria dos trabalhadores CLT que folgam em feriado no Brasil. De acordo com informações do UOL, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que tornou feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é celebrada em 20 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até 2023, a data era feriado apenas em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.
Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A segunda grande alegria dos brasileiros, de acordo com o portal Techtudo, existe a possibilidade, para quem quiser, de antecipar o 13º salário. É possível antecipar o 13º salário se você for trabalhador de carteira assinada. Para antecipar, você pode solicitar o adiantamento diretamente à empresa onde trabalha ou contratar uma modalidade de empréstimo que adiante o 13º.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso dos aposentados e pensionistas, não é possível antecipar o recebimento, pois os depósitos são feitos conforme o calendário de pagamento do INSS.
Para quem não puder antecipar o recebimento do décimo terceiro, existem outras opções de crédito que podem ser muito vantajosas, como a Antecipação Saque-Aniversário ou o Empréstimo Consignado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$3 mil: Pagamento da 3ª parcela do 13º salário é garantida a CLTs em 1 passo
● 14º, 15º salário e +1 benefício: Globo confirma 3 liberações salvadoras no fim de 2024 para salvar CLTs
● Fim do PIS/PASEP: Nova lei trabalhista anunciada traz adeus do benefício por 1 atitude e atinge 53M brasileiros
Por fim, de acordo com a Ponto Tel, abono de férias, antes facultativo, agora é um direito garantido ao trabalhador. Isso proporciona maior flexibilidade, permitindo a conversão de até 1/3 das férias em abono pecuniário. Ou seja, é lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor do abono corresponde a 1/3 do salário base e deve ser pago com a remuneração das férias. No entanto, essa conversão não é automática e pode ser negada pela empresa, que deve justificar sua decisão.
O QUE É CLT?
Consolidação das Leis do Trabalho, ou CLT, é um tipo de contrato de trabalho que se baseia um conjunto de leis que regulamenta as relações de trabalhistas. Ela garante direitos como férias, salário, licenças, entre outros.
O contrato trabalhador efetivo CLT prevê direitos como salário, jornada de trabalho, férias, repouso semanal remunerado, 13º salário, entre outros. Além disso, o contrato CLT também prevê certas obrigações para o empregador, como o pagamento do salário em dia, o respeito às leis trabalhistas e outras normas vigentes.