Instituto confirmou que vem enfrentando alta demanda e deu novo parecer para quem está na fila
O Governo Lula precisou fazer um comunicado importante aos cidadãos do INSS, nesta quinta-feira, dia 21. Desta vez, o poder público se pronunciou sobre o alto fluxo de pedidos que estão encaminhados, mas ainda não tiveram resposta de liberação.
Segundo a Folha de S. Paulo, existem cerca de 1,8 milhão de brasileiros esperando pelo resultado da análise de benefícios. Uma das razões teria sido a greve dos servidores, que atingiu também a perícia médica, além das mudanças no Atestmed.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o Ministério da Previdência Social confirmou que, desde outubro, por exemplo, a liberação do auxílio-doença, nos casos de incapacidades musculares, para segurados autônomos e desempregados, já não tem sido de forma automática. Agora, todos têm passado por perícia médica.
O INSS, por sua vez, pontuou que o tempo médio de espera pela perícia, no geral, é de 41 dias. Em São Paulo, cai para 24. Houve também uma justificativa sobre a negativa de alguns benefícios por causa da perda da qualidade de segurado ou, então, pela falta de informações necessárias nos atestados médicos.
Em contrapartida, para defender a recente greve, a Associação Nacional dos Médicos Peritos declarou que a paralisação foi fundamental diante do descumprimento de alguns acordos e da sobrecarga de trabalho. O grupo ainda fez críticas ao Atestmed, alegando que o sistema pode resultar em fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pagamento extra para quem se aposentou há pouco tempo
Apesar dos problemas de liberação, um orçamento de R$ 1,3 bilhão está aprovado para pagar uma longa lista de pessoas a partir do próximo dia 25. Trata-se do 13º salário daqueles que não tiveram o pagamento efetuado nos primeiros meses do ano.
O calendário se estende até 6 de dezembro e inclui os diversos benefícios administrados pelo INSS. No entanto, o abono vale somente para aqueles que se aposentaram depois de junho. Os cidadãos que recebem o mínimo, de R$ 1.412, estão entre as prioridades.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, o INSS enfrenta uma fila com mais de 1,8 milhão de pessoas;
- Uma das razões apontadas foi a recente greve que atingiu os trabalhados da perícia médica;
- Houve também críticas ao Atestmed, o sistema utilizado como parte da liberação para o salário.
- Contudo, mesmo diante da alta demanda, uma nova leva de pagamentos do 13º está a caminho.
Conclusão
O INSS é responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria, seguros e outros auxílios aos brasileiros. Vale ressaltar que o órgão tem tentando implantar algumas mudanças para diminuir a espera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Aliás, veja outras notícias sobre aposentadorias e benefícios sociais!