O fim de pagamento de planos de operadoras após o governo do presidente Lula liberar acesso de internet gratuita após distribuição de chips; confira mais detalhes
A internet é a ferramenta mais utilizada nos dias atuais, auxiliando a população do mundo inteiro em todos os setores da vida humana, como trabalho, comunicação, lazer, educação e diversos outros. A utilização desse recurso é usado na maioria das vezes via Wi-Fi, mas também podem ser obtidos por uso do dados móveis, por meio de chips telefônicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, uma grande notícia vem agitando o coração do povo brasileiro, após o Governo Lula liberar e distribuir chip com internet de graça a milhões. Ocorre que, de acordo com informações do portal ‘Guia do Benefício’, o Governo Federal está expandindo os benefícios do pragaram Internet Brasil, cujo o objetivo é melhorar a educação de alunos de famílias de baixa renda.
Uma das principais novidades é a distribuição de chips de celular para garantir acesso gratuito à internet aos estudantes. Segundo o Ministério das Comunicações, a meta é distribuir 10 mil chips SIM até o final do ano. Essa ação foi oficializada pela Portaria Interministerial MCOM/MEC n° 12.544/2024, assinada pelos ministros da Educação Juscelino Filho e Camilo Santana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão dos governantes visa aprimorar e colocar os estudantes de baixa renda em condições iguais aos demais alunos, afim de conseguir que o mesmo tenham acesso a plataforma de estudo online e consigam realizar atividade importas pelas escoas, além de expandir seus conhecimentos.
Ainda segundo a fonte, o programa Internet Brasil, além de distribuir chips, agora está disponível para redes estaduais de ensino em mais estados, incluindo Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa beneficia alunos da educação básica da rede pública e famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Até o momento, aproximadamente 10 mil alunos já foram contemplados com os chips.
Qual percentual de pessoas que têm acesso à internet?
Segundo informações do G1, de 2021 para 2022, o percentual de lares com acesso à internet cresceu de 74,7% para 78,1% na área rural e subiu de 92,3% para 93,5% na urbana.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em 2023, o uso aumentou: 84% da população brasileira (ou 156 milhões de pessoas) acessaram a rede. Entre os mais ricos, o índice de uso da internet é de 97%, e, entre os mais pobres, é de 69%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE