Bolsa Família voltou a ser assunto em toda a mídia e gerou uma grande preocupação para os beneficiários do programa
Não é novidade para ninguém que o Bolsa Família é um dos projetos do Governo Federal que mais ajudam pessoas em todo o Brasil. Contudo, desde que Lula assumiu como presidente, uma série de mudanças estão sendo feitas. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) teve que realizar um pente fino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia é ajudar somente quem realmente precisa. Dessa forma, teve início a terceira fase de revisão do Cadastro Único em abril, com a Averiguação Cadastral Unipessoal. Os outros grupos que recebem o Bolsa Família ainda temem ter seu benefício bloqueado. Muitas pessoas já foram excluídas do programa.
De acordo com o MDS as averiguações que começaram no início desse ano já excluíram mais de 1,5 milhões de beneficiados. Depois das suspeitas de que famílias que não tinham direito de receber o benefício de transferência de renda estavam sendo contempladas, o pente-fino começou por parte do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o início de 2023 uma série de pessoas têm sido cortadas do Bolsa Família de forma permanente, ou com o bloqueio até que comprovem ter direito ao auxílio. A ideia é liberar espaço no orçamento e evitar fraudes. A suspeita é que no último ano, muitas pessoas receberam o Auxílio Brasil sem necessidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que você precisa fazer para não ter seu benefício cortado?
Vale lembrar que os bloqueios devem continuar por parte do Governo Federal. Se o titular do Bolsa Família foge de alguma regra e teme ter seu auxílio cortado, ele precisa se regularizar logo. Isso porque, o Ministério do Desenvolvimento Social fará a averiguação e corte dos irregulares até dezembro desse ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE