Governo x Globo: confira o significado de “Regulação da Mídia”
26/01/2015 às 21h00
A regulação da mídia é uma bandeira histórica do PT. Durante a campanha à Presidência, o partido pressionou para que a presidente Dilma Rousseff encampasse a discussão em um eventual segundo mandato.
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Após sua reeleição, a petista deu algumas declarações defendendo a regulação econômica da mídia. Ela negou repetidamente a intenção de regular conteúdo.
Em entrevista a jornais brasileiros, Dilma disse que “Regulação econômica diz respeito a processos de monopólio e oligopólio.” A presidente deve iniciar uma consulta pública sobre o tema no segundo semestre do ano que vem.
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Primeiramente, na visão do Partido dos Trabalhadores, a mídia brasileira é concentrada injustamente em emissoras financeiramente ricas (Globo, Record, SBT e Band): o principal objetivo da regulação midiática é a igualdade e a democratização de todas as emissoras.
Vamos colocar alguns tópicos em destaque para esclarecer este assunto:
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– O conteúdo da mídia é regulado por instituições competentes, diga-se de passagem, é normal observarmos que todo produto criado pelas emissoras tem uma classificação indicativa, que define quando e em qual horário um programa deve ser exibido.
– Dinheiro não é sinônimo de monopólio, já que alguns anos atrás, a Record em um projeto ambicioso de alcançar a liderança acabou fracassando de forma vergonhosa.
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– As organizações Globo não dominam o mercado absoluto de mídias, apenas a TV. A Revista mais vendida do Brasil é a Veja, não a Época; O jornal mais vendido é a Folha de São Paulo e não O Globo, do grupo dos Marinhos.
– A TV Brasil, criada pelo ex-presidente Lula, alcança diariamente traço de audiência. Os investimentos dessa rede já ultrapassaram 1 bilhão de reais.
– A internet é um meio democrático (até em excesso) de manifestar opiniões. Cabe ao internauta ser responsável pela fonte de informação, sendo ela confiável ou não.
Podemos afirmar que a Regulação proposta pelo governo é totalmente fora da realidade. Nenhuma emissora é “proibida” de competir com a Globo. Aliás, o monopólio de mídias não é necessariamente econômica, mas cultural: O telespectador da novela “Império” não vai mudar de canal simplesmente porque a Record investiu em um reality milionário.
Dinheiro não é significado de bom conteúdo, planejamento sim!
Texto: Kerisso Moreira
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do site TV Foco.
Autor(a):
Roberto Sabbatino
Roberto Sabbatino é cinegrafista da produtora RA Filmes estabelecida na cidade de Jaú/SP. Escreve sobre TV desde 2008. As opiniões do colunista apresentadas neste site, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.Twitter: @tvfococolunista