Montadoras famosas de carros foram salvas por essas linhas aqui e é muito provável que você tenha algum deles em sua garagem
Ultimamente o mercado automobilístico têm sofrido algumas crises que estão afetando a maioria dos brasileiros que pretendem comprar um carro novo *SAIBAMAIS*.
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Porém, esse tipo de situação não é algo inédito. Pode parecer loucura, mas por mais poderosa que elas pareçam ser, fabricantes de automóveis podem sim ficar na corda bamba e até mesmo falir por inúmeros motivos.
Seja uma forte recessão, fracasso em vendas ou mesmo um modelo de negócio pouco eficiente, companhias multimilionárias podem acabar de uma hora para outra.
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Mas, de certa forma, essa pressão acaba impulsionando muitas montadoras a inovar e tirar a marca do “buraco”. Foi o que aconteceu com a cobiçada Porsche na virada dos anos 90.
A marca havia emplacado apenas 14 mil carros no mundo todo, tinha uma linha antiquada e a concorrência vinha consistentemente ultrapassando a marca alemã. Seu carro mais recente era o 928 de 1977 e os 911 ainda refrigerados a ar estavam beirando os 30 anos.
O desespero foi tanto que a fabricante recorreu a executivos e engenheiros da sua concorrente, a Toyota, que deram uma força e salvaram a mesma com o desenvolvimento do que seria o primeiro Boxster.
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O Roadster foi lançado em 96 e foi um sucesso quase instantâneo. O primeiro Boxster, aliás, usava várias partes em comum com o 911 da geração 996, o que reduziu custos e ajudou a Porsche a se reerguer.
Mas sabia que outras marcas passaram pelo mesmo? Pois é, algumas montadoras de carros comuns tiveram que, como popularmente falamos dar, “seu jeito” para conseguir driblar a crise.
Veja abaixo algumas delas:
Ford Taurus
Em meados dos anos 80, a Ford não estava falindo exatamente, mas em 85 a marca lançou o Taurus. O modelo logo virou uma coqueluche no mercado americano e impulsionou a Ford. O sedã foi o carro mais vendido nos Estados Unidos entre 92 e 96 e está em linha até hoje.
O Taurus chegou a ser promovido a sedã grande, com a introdução do Fusion em 2006. No entanto, continua uma marca forte dentro da gama Ford.
Peugeot 205
Outra fabricante europeia que ficou na corda bamba nos anos 80 foi a Peugeot. Depois de comprar a praticamente falida Citroën e o braço europeu da Chrysler, a marca francesa enfrentou problemas sérios.
Foi aí que o sucesso do 205, lançado em 83 foi crucial para sua recuperação. O compacto caiu no gosto do público europeu e foi um sucesso logo após o lançamento.
Vendido entre 83 e 96, o 205 ainda teve versões icônicas, como as GTI e os conversíveis. Tudo bem que a Peugeot teve ainda uma “ajudinha” do governo francês na época.
O país impôs restrições à importação de carros japoneses, o que tirou de cena, boa parte da concorrência que o 205 enfrentaria. Mas, diante do contexto, ele foi bem sucedido com mais de 5 milhões de unidades vendidas
Range Rover
Um dos modelos que revolucionou sua própria fabricante foi o Range Rover Evoque. A Land Rover havia sido vendida pela Ford para a indiana Tata no ano de 2007 e estava com uma linha já antiga ainda à venda.
Em 2011, a marca lançou o Evoque, um novo Range Rover Sport e uma nova geração do Vogue. A sacada deu certo e a marca vendeu mais de um milhão de unidades ao redor do mundo nos anos seguintes.