Montadoras famosas de carros foram salvas por essas linhas aqui e é muito provável que você tenha algum deles em sua garagem
Ultimamente o mercado automobilístico têm sofrido algumas crises que estão afetando a maioria dos brasileiros que pretendem comprar um carro novo *SAIBAMAIS*.
Porém, esse tipo de situação não é algo inédito. Pode parecer loucura, mas por mais poderosa que elas pareçam ser, fabricantes de automóveis podem sim ficar na corda bamba e até mesmo falir por inúmeros motivos.
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Seja uma forte recessão, fracasso em vendas ou mesmo um modelo de negócio pouco eficiente, companhias multimilionárias podem acabar de uma hora para outra.
Mas, de certa forma, essa pressão acaba impulsionando muitas montadoras a inovar e tirar a marca do “buraco”. Foi o que aconteceu com a cobiçada Porsche na virada dos anos 90.
A marca havia emplacado apenas 14 mil carros no mundo todo, tinha uma linha antiquada e a concorrência vinha consistentemente ultrapassando a marca alemã. Seu carro mais recente era o 928 de 1977 e os 911 ainda refrigerados a ar estavam beirando os 30 anos.
O desespero foi tanto que a fabricante recorreu a executivos e engenheiros da sua concorrente, a Toyota, que deram uma força e salvaram a mesma com o desenvolvimento do que seria o primeiro Boxster.
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O Roadster foi lançado em 96 e foi um sucesso quase instantâneo. O primeiro Boxster, aliás, usava várias partes em comum com o 911 da geração 996, o que reduziu custos e ajudou a Porsche a se reerguer.
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Mas sabia que outras marcas passaram pelo mesmo? Pois é, algumas montadoras de carros comuns tiveram que, como popularmente falamos dar, “seu jeito” para conseguir driblar a crise.
Veja abaixo algumas delas:
Ford Taurus
Em meados dos anos 80, a Ford não estava falindo exatamente, mas em 85 a marca lançou o Taurus. O modelo logo virou uma coqueluche no mercado americano e impulsionou a Ford. O sedã foi o carro mais vendido nos Estados Unidos entre 92 e 96 e está em linha até hoje.
O Taurus chegou a ser promovido a sedã grande, com a introdução do Fusion em 2006. No entanto, continua uma marca forte dentro da gama Ford.
Peugeot 205
Outra fabricante europeia que ficou na corda bamba nos anos 80 foi a Peugeot. Depois de comprar a praticamente falida Citroën e o braço europeu da Chrysler, a marca francesa enfrentou problemas sérios.
Foi aí que o sucesso do 205, lançado em 83 foi crucial para sua recuperação. O compacto caiu no gosto do público europeu e foi um sucesso logo após o lançamento.
Vendido entre 83 e 96, o 205 ainda teve versões icônicas, como as GTI e os conversíveis. Tudo bem que a Peugeot teve ainda uma “ajudinha” do governo francês na época.
O país impôs restrições à importação de carros japoneses, o que tirou de cena, boa parte da concorrência que o 205 enfrentaria. Mas, diante do contexto, ele foi bem sucedido com mais de 5 milhões de unidades vendidas
Range Rover
Um dos modelos que revolucionou sua própria fabricante foi o Range Rover Evoque. A Land Rover havia sido vendida pela Ford para a indiana Tata no ano de 2007 e estava com uma linha já antiga ainda à venda.
Em 2011, a marca lançou o Evoque, um novo Range Rover Sport e uma nova geração do Vogue. A sacada deu certo e a marca vendeu mais de um milhão de unidades ao redor do mundo nos anos seguintes.