A Globo teve o mês de janeiro com mais estreias em 11 anos e promete eliminar a Record e o SBT ao longo de 2023
Maior emissora da América Latina e segunda maior do mundo, a Globo tem vários motivos para ser a soberana. Com uma concorrência capaz de produzir bons conteúdos através de estruturas bilionárias, nem a Record e nem o SBT estão próximos de se tornar uma ameaça à empresa dos Marinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, algumas produções estão paralisadas em uma espécie de férias estabelecidas pelas emissoras, mas a Globo não parou um minuto sequer e todas as suas novelas estão em pleno vapor nos bastidores. Como se não fosse o bastante, o canal gravou e tem produzido uma infinidade de programas novinhos para o público.
Algumas das novidades da grade de 2023 da Globo começam oficialmente na próxima segunda-feira (16), com a estreia da nova novela das sete intitulada “Vai na Fé”, que conta com um elenco estrelar. Escrita por Rosane Svartman, de sucessos como “Totalmente Demais” (2015) e “Bom Sucesso” (2019), a trama conta com Sheron Menezzes, Samuel de Assis, Carolina Dieckmann e Emílio Dantas nos papéis principais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mesmo dia, a emissora dá a largada no “BBB23”, que terá 100 episódios de muito engajamento nas redes sociais e conteúdo para a grade diária. Uma novidade sobre o maior programa da TV brasileira é que a produção já é um sucesso muito antes de estrear. Foi 1 bilhão de reais somente em contratos publicitários antes dos participantes sequer terem sido anunciados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sucesso do “BBB” é tão grande que a Record e o SBT simplesmente não produziram nenhum tipo de material inédito para ir ao ar durante a exibição do programa, que acaba no fim de abril. A novela “Reis”, por exemplo, só volta para a grade da emissora dos bispos quando o reality show terminar.
O SBT, por sua vez, está sobrevivendo de reprises. As novelas da tarde são todas antigas, (“Marisol” [2002] e “Cristal” [2006]), e “Romeu e Julieta”, a trama infantil inédita do canal, tem previsão de estreia para o primeiro semestre de 2023, ou seja, pode entrar no ar somente com o término do programa apresentado por Tadeu Schmidt.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo tem outras diversas cartas na manga para o ano e os investimentos vão desde contratações de nomes da concorrência até mesmo a compra de um novo formato para os fins de semana. Com as diversas tentativas de emplacar uma atração aos domingos, tendo em vista o fracasso do “Zig Zag Arena” e o “Pipoca da Ivete”, a emissora planeja uma abordagem que já tem uma fórmula de sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 29 de janeiro, estreia o “Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua”, com Paola Carosella e João Diamante como jurados, e Leandro Hassum como apresentador. O reality show tem um formato do exterior e será uma aposta para o domingo, muito provavelmente para subir a audiência antes da exibição do futebol.
Já não é de hoje que a ex-jurada do “Masterchef Brasil”, da Band, é sondada pela Globo. No ano passado, o jornalista Alessandro Lo-Bianco, do “A Tarde é Sua”, sugeriu várias vezes que existia uma espécie de ‘namoro’ entre a apresentadora e o canal do Rio de Janeiro. Após várias negativas de assessorias, as duas partes finalmente acertaram um contrato.
O reality show é uma incerteza, mas outro programa que fez sucesso na emissora está prestes a voltar, e também tem um formato comprado. No dia 22 de janeiro, vai ao ar a terceira temporada do “The Masked Singer Brasil”, que já divulgou quais serão todas as fantasias que os famosos usarão na nova competição.
A primeira edição do programa foi ao ar entre agosto e outubro de 2021, e a segunda, entre janeiro e abril de 2022. A terceira temporada já chega com novidade, tendo Sabrina Sato no lugar de Tatá Werneck no time de jurados, além de Mateus Solano no lugar de Rodrigo Lombardi, que atualmente está em “Travessia”.
Mais uma novidade envolve as novelas. “Terra Vermelha” (ou possivelmente “Terra Bruta”) substituirá a trama de Glória Perez, que atualmente enfrenta problemas relacionados ao roteiro e à aceitação do público, além de rejeições por parte dos telespectadores sobre a própria autora e à atriz Cássia Kis.
A nova trama das nove é escrita por Walcyr Carrasco, conhecido por salvar o horário quando algo não vai bem. O autor já escalou alguns dos principais nomes do elenco, como Cauã Reymond, Gloria Pires, Tony Ramos, Susana Vieira, Paulo Lessa e Bárbara Reis. A estreia está prevista para maio.
RETORNO DE CLÁSSICOS E MAIS NOVIDADES
A Globo conta com mais uma grande novidade para 2023: a volta do temido “Linha Direta”. Hélio Costa apresentou a temporada de 1990, sendo substituído por Marcelo Rezende em 2000. Entre 2000 e 2007, Domingos Meirelles comandou a atração, que reconstitui crimes e momentos históricos e desastrosos.
Agora, Pedro Bial assume o comando do “Linha Direta” em uma temporada novinha, feita 16 anos após o programa chegar ao fim na grade da Globo. A emissora lança a edição com muita expectativa, já que existe uma legião de fãs saudosos nas redes sociais que relembram com frequência alguns dos episódios de maior repercussão. Ainda não existe previsão de estreia.
O “Som Brasil” também está de volta. O grande sucesso dos anos 1980, e que ganhou edições nos anos 2000, já apresentou algumas edições especiais apresentadas por Pedro Bial desde o ano passado. Já foram ao ar especiais sobre Thiaguinho, Gal Costa, Erasmo Carlos e Luan Santana. Em 18 de janeiro, Milton Nascimento será o homenageado do programa.
Para o público infantil, a emissora lançou “Pluft, o Fantasminha”, que tem três episódios e vai ao ar após a “Temperatura Máxima”, aos domingos. A direção ficou por conta de Rosane Svartman, que está em alta na emissora e passará bons meses no ar com “Vai na Fé”.
Juliana Paes provou ao público que é muito mais que uma atriz de destaque, ela também manda muito bem no comando de atrações. O entretenimento da casa ficou marcado com inúmeras participações da morena ao longo de 2022, mesmo que seu contrato tenha sido encerrado. De acordo com o jornal Extra, a beldade terá um programa para chamar de seu nos próximos meses.
MÊS COM MAIS ESTREIAS EM ANOS
No portal oficial da Globo, é possível saber que o ano de 2023 conta com o maior número de estreias em janeiro após 11 anos. “Nossa prioridade foi reforçar o mix de conteúdo único da TV Globo, que tem novelas, séries, filmes, variedades, futebol e jornalismo. E a curadoria toda feita para a família, para os lares brasileiros que são cada vez mais multigeracionais”, afirmou Amauri Soares, diretor do canal e das afiliadas.
No SBT, o movimento é completamente o contrário. Apenas o jornalismo e a dramaturgia continuam funcionando agora em janeiro. Até o mês que vem, atrações queridinhas do público como “A Praça é Nossa”, “Programa Eliana”, “Domingo Legal” e até o “Programa Silvio Santos” terão apenas reprises.