A notícia excelente do INSS que tem feito os aposentados pularem de alegria
Um dos órgãos mais queridos pelos brasileiros, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios de milhões de trabalhadores brasileiros. E nesta terça-feira (29), uma notícia sobre a autarquia caiu como um presente nos braços dos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que os segurados do Instituto, que por anos confiaram no sistema para garantir sua aposentadoria ou pensão, podem estar cada vez mais perto de receberem um valor adicional. O motivo? A quantia extra vem após uma falha nos pagamentos que o próprio órgão reconheceu.
Diante a notícia que vem como um alívio financeiro, é importantíssimo que os aposentados e aqueles que recebem pensão estejam atentos para agarrar a oportunidade. O INSS está empenhado em fazer o repasse do montante extra a milhares de beneficiários afetados com a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘FDR’, pelo menos 148,1 mil pessoas acabaram sendo prejudicadas depois de um erro cometido pelo Instituto. Acontece que o órgão deixou de inserir esses benefícios no artigo 29, também conhecido como revisão dos auxílios.
A correção permitiu que o Instituto quitasse de forma corrigida os benefícios por incapacidade que foram depositados erroneamente entre os anos de 2002 e 2009.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a determinação estabelecia que os ajustes nos pagamentos deveriam ocorrer durante o período entre 2013 e 2022. Porém, mais de 148 mil indivíduos com direito à reavaliação não foram incluídos nos pagamentos.
A retificação se fez necessária, pois, naquela época, o INSS deixou de excluir as contribuições mais baixas, correspondentes a 20% do total, no cômputo da média salarial dos trabalhadores, resultando na redução do montante do benefício final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o sistema judiciário fez a autarquia reconhecer o erro e efetivar o repasse da correção por vias administrativas.
Quem pode ser beneficiado com a revisão do artigo 29 do INSS?
Vale lembrar que, ganham direito de pedir a revisão do artigo 29 e serem indenizados pela quantia paga de forma errada aqueles que receberam benefício por incapacidade durante este período no qual havia o erro; ou quem teve um benefício derivado do auxílio, ou aposentadoria calculada de forma errada.