URGENTE

Alerta agora: Fim de março e grande aviso geral para quem tem carteira assinada

25/03/2023 às 15h56

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Final de março trás alerta para quem tem carteira assinada (Foto: Internet)

Trabalhadores podem receber até R$ 6.220,00 com saque-calamidade após fortes chuvas; Veja como

Com a chegada do fim de março, em meio a muitos desastres naturais, poucos sabem que os trabalhadores tem direito ao saque-calamidade do FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas com a carteira de trabalho assinadas podem tirar o valor acumulado em seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em alguns casos abaixo detalhados, podendo receber até R$ 6.220,00 de uma única vez.

Contudo, não são todos que tem o direito a retirar o dinheiro do FGTS através do saque-calamidade. Essa poupança só é liberada por pessoas que tiveram perdas com desastres naturais que foram publicadas oficialmente e que não retiraram o dinheiro em até doze meses; veja a lista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Enchentes ou inundações graduais;
  • Enxurradas ou inundações bruscas;
  • Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
  • Alagamentos;
  • Vendavais intensos, tempestades, ciclones extratopicais, tufões ou furacões;
  • Tornados e trombas d’água;
  • Precipitações de granizos;
  • Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
Gottino começou o "Balanço Geral" sobrevoando as áreas atingidas pela chuva no litoral norte (Foto Reprodução/Internet)

Fortes chuvas atingiram o o litoral norte de São Paulo (Foto Reprodução/Twitter)

QUEM TEM DIREITO AO SAQUE-CALAMIDADE DO FGTS?

Como já foi dito, pessoas com a carteira assinada tem direito a receber o auxílio. Além disso, trabalhadores rurais, intermitentes, temporários, avulsos, safreiros, atletas profissionais, empregado doméstico e diretor não-empregado também podem receber a poupança.

COMO FAZER O SAQUE-CALAMIDADE DO FGTS?

Tendo as condições e documentos necessários, ou seja, o comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência; um documento de identificação do trabalhador, CPF e CTPS física ou digital, a solicitação pode ser feita presencial, na Caixa Econômica Federal, ou online, através do aplicativo do FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da solicitação do aplicativo, você deve seguir os seguintes passos: 1- Entrar no aplicativo do FGTS; 2- Selecionar “Outras situações de Saque”; 3- Selecionar “Calamidade pública”; 4- Informar seu município; 5- Enviar os documentos necessários; 6- Escolher os valores depositados; 7- Enviar a solicitação e aguardar o prazo de depósito.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CTPS
FGTS
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
Saque-calamidade

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.