Um banco importante declarou falência e seus clientes estão preocupados sem saber o que irá acontecer com o seu dinheiro
Como falamos em uma matéria anterior, um importante banco anunciou falência e situação acabou causando uma série de consequências implacáveis *SAIBAMAIS*
Porém, muitos clientes estão ficando preocupados! Afinal de contas, imagina o quanto deve ser difícil dormir tranquilo sabendo que o banco que guarda seu dinheiro faliu da noite para o dia?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eh uma situação deixaria qualquer pessoa desesperada e, embora pareça um pesadelo, está acontecendo na vida real. Estamos falando do banco americano Firts Republic Bank.
Crise inevitável
Muitos não sabem, mas de uns tempos para cá, os Estados Unidos, visto como um dos mais poderosos países do mundo, está enfrentando uma de suas maiores crises financeiras, desde o ano de 2008.
Inclusive, muitos orgãos e cidadãos norte americanos estão ficando preocupados e essa situação piorou ainda mais após o banco citado declarar falência, deixando milhares em pânico com o que aconteceria com seus valores ali guardados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Pronatec, no inicio de 2023, o Firts Republic Bank enfrentou uma de suas maiores crises, e apesar de todo o seu esforço para conseguir prosseguir, ele acabou sucumbindo e decretou a sua falência de forma oficial no dia 02 de maio desse ano.
Essa ação culminou também na saída de suas ações da New York Stock Exchange (NYSE). Em meio a tudo isso, e devido a sua situação caótica, o banco foi entregue a outro proprietário, o JP Morgan Chase, que tinha como principal expectativa, fazer com que a instituição voltasse a sua “Era de Ouro”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
Clientes em pânico diante do caos …
Diante dessa transação, o grupo do novo proprietário adquiriu a maior parte dos ativos disponíveis, de forma que pudessem se recuperar da crise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, acabaram tendo que encarar um momento bem delicado, pois o banco havia registrado perdas maiores do que 100 bilhões de dólares somente em março.
Fora isso, as autoridades americanas correram contra o tempo para tentar encontrar uma alternativa de resgate para o dinheiro dos correntistas do bando.
A compra do JP Morgan, foi uma medida desesperada para que o colapso não fosse ainda mais desastroso. Vale dizer, que essa transação custou ao JP Morgan uma bagatela de 92 bilhões de dólares em depósitos da First Republic Bank.
Essa situação não surpreendeu apenas os clientes, afinal de contas, os 7 mil funcionários que ali trabalhavam também ficaram sem saber o que fazer. Vale destacar que desses 7 mil, 1000 foram mandados embora.
Diante dessa decadência, milhares de correntistas seguem apreensivos, já que estão com medo do que irá acontecer com o dinheiro e se irão conseguir recuperar os mesmos nesse momento critico.
Como essa crise dos bancos começaram em solo americano?
Assim como o nosso varejo começou a ruir após o escândalo da Lojas Americanas*SAIBAMAIS*, a crise bancária norte americana teve como estopim e ficou em maior evidência após a falência do Silicon Valley Bank, outro nome fortíssimo dos EUA.
Inclusive, ele foi o primeiro a decretar falência. Assim como o First Republic Bank, ele era um dos maiores bancos dos EUA, além de ser o maior do Vale do Silício com depósitos locais.
De forma quase que irônica, uma das situações que ajudou de forma significativa essa falência, foi o desespero dos correntistas que passaram a retirar TODO o seu dinheiro ao mesmo tempo, com medo do banco ruir de vez.