Grande cervejaria declara falência e choca brasileiros com anúncio
O Brasil está dentre os países que mais bebe cerveja do mundo, atualmente ocupando a terceira posição, ficando apenas atrás da China e do Estados Unidos, por isso é muito difícil imaginar que uma grande cervejaria tenha que declarar falência.
Porém, com a atual situação financeira do país, onde até empresas já renomadas estão passando por dificuldades, ficou comum e já ultrapassaram os 200 pedidos de falência ou recuperação judicial somente em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até mesmo a terceira maior cervejaria do Brasil, Petrópolis, que é dona de grandes marcas, como Itaipava, Crystal e Petra, está passando por momentos delicados e entrou com um pedido de recuperação judicial.
Suas dívidas já ultrapassam os 4 bilhões de reais. Para amenizar um pouco isso, a 5° Vara Empresarial da Justiça d Rio de Janeiro concedeu uma tutela cautelar de urgência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, alguns bancos, com o Santander, liberaram recursos para a Cervejaria Petrópolis, com cerca de 383 milhões de reais. Não é nem perto do tanto que estão devendo, mas já ajuda a desafogar um pouco.
“Este pedido de recuperação judicial está sendo ajuizado em regime de urgência, para evitar os gravosos e nefastos efeitos que o vencimento de parcela ‘bullet’, no valor de R$ 105 milhões, decorrente da operação em anexo”, explicou a empresa em nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência e esquecimento total: 3 gigantes, nº1 dos shoppings, têm fim catastrófico em SP
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● Grudam na alma por horas: 5 perfumes mais cheirosos para exalar elegância e aumentar a confiança no Natal
A marca de cerveja também explicou que o aumento da taxa Selic, que são os juros básicos da economia brasileira, com a redução do volume de vendas, fez com que a situação ficasse quase irreversível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A redução do volume de vendas, da receita e das margens veio acompanhada do aumento incessante da taxa Selic, que gera um impacto de aproximadamente R$ 395 milhões por ano no fluxo de caixa”, disse a Petrópolis.
Quando a Petrópolis foi fundada?
Sua fundação ocorreu no ano de 1994 e hoje conta com mais de 2.500 funcionários, que estão preocupação com a situação da empresa.