Grande vitória

Grande vitória para quem está com nome sujo: A verdade se as dívidas somem após 5 anos

12/04/2023 às 17h02

Por: Rafael Silva
Imagem PreCarregada
Pessoas comemorando em uma fila - Foto Reprodução Internet

Se você está com o seu nome sujo, pois deixou de pagar algum débito, essa notícia é pra você

Sabemos que grande parte da população brasileira sofre com o famoso “nome sujo”. O fato é que, quando não conseguimos pagar nossas dívidas em dias, isso acaba acarretando uma série de consequências, como, por exemplo, o nosso nome acaba indo parar no Serasa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o score baixo, as pessoas acabaram ficando impossibilitadas de fazerem uma série de coisas, algumas delas são: fazer o pedido de cartão de crédito, ou até mesmo fazer empréstimos e financiamentos.

Dito isso, quem não tem o dinheiro para quitar as suas dívidas, optam por esperar passar 5 anos para o então debito prescrever. Mas a pergunta que não quer falar é: as dúvidas realmente somem após 5 anos de efetivadas? Bom, você saberá todos os detalhes agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A verdade é que mesmo após passado os 5 anos, a dívida ainda pode continuar sendo cobrada, ao contrário do que muitos pensam, ela não irá sumir.

Por isso, ao ficar inadimplente com algum valor, o correto a se fazer é buscar resolver a situação, como, por exemplo, fazendo um acordo para quita-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba se seu CPF está irregular (Foto: Reprodução/Serasa)

Saiba se seu CPF está irregular (Foto: Reprodução/Serasa)

A verdade é que após 5 anos, a dívida “caduca”, o que não quer dizer que ela simplesmente desapareceu. Ela ainda existe, pois representa uma parte da relação entre credor e consumidor que não foi cumprida.

Em suma, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo. Mas a grande vitória para quem está com o nome sujo, é que após esse período, essa dívida não pode mais gerar negativação do seu CPF.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anúncio importante para quem esta com o nome sujo a mais de 5 anos (Foto Reprodução/internet)

Anúncio importante para quem esta com o nome sujo a mais de 5 anos (Foto Reprodução/internet)

Ou seja, o consumidor não pode continuar com o “nome sujo” por causa dela. Ou seja, apesar de a dívida ainda poder ser cobrada após 5 anos, mas o seu nome não pode ser registrado nos cadastros de proteção ao crédito devido a essa dívida específica.

O que não impede de você receber cobranças, como por exemplo, e-mails, ligações, e cartas. Contudo, não deixa de ser uma grande vitória, pois se o consumidor já estava negativado, ficará com o nome limpo quando a dívida caducar.

O "Feirão Limpa Nome" é uma boa dica para quem deseja retirar o nome do SPC e SERASA (Foto Reprodução/Internet)

O “Feirão Limpa Nome” é uma boa dica para quem deseja retirar o nome do SPC e SERASA (Foto Reprodução/Internet)

A inadimplência com mais de 5 anos ainda influência o Score no Serasa?

A resposta também é não. A dívida com mais de 5 anos não influencia mais o  Serasa Score. Contudo, vale dizer que esperar o período de 5 anos para esperar a dívida “caducar”, não é uma das melhores opções, pois o consumidor vai continuar lidando com a cobrança do pagamento de um valor cada vez mais alto.

Vale dizer que para quem deseja fazer acordo para regularizar as suas dívidas, existe o “Serasa Lima Nome”, que você pode de forma prática, fácil e on-line, consultar a situação da sua dívida gratuitamente e até fechar um acordo com condições especiais.

nome sujo
Serasa

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.