Para a alegria de milhões de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma notícia envolvendo quem deseja conseguir aposentadoria ou outro benefício de forma mais rápida
O mês de agosto trouxe uma grande notícia para quem deseja se tornar um beneficiário do INSS. Hoje o órgão auxilia cerca de 39 milhões de pessoas e há mais uma extensa fila de pessoas que estão a espera de uma resposta. O processo é demorado por conta de algumas burocracias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, a notícia confirmada nesse mês de agosto por um jornal da Globo, vai trazer esperanças para as pessoas que desejam se aposentar ou ganhar outro benefício e querem saber quando essa longa espera vai acabar. Já adiamos que está mais perto do que nunca.
Conforme informações do Jornal da Globo, que pertence ao grupo Globo, em 15 de agosto, o governo federal prorrogou para até 13 de novembro o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). A ideia é acelerar as filas de pessoas que estão aguardando, informando a elas o veredito final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ter pessoas trabalhando nessa análise, foi confirmado o pagamento de um bônus extra pelo Governo Lula aos servidores do INSS e aos médicos peritos da Previdência Social por análises feitas além da capacidade operacional regular das agências. Já tem um tempo que essa iniciativa foi instaurada e vale destacar que acelerou e muito os processos.
Com o gás extra, pessoas que estavam nas filas há muito tempo, enfim tiveram um veredito. Agora, com o programa sendo prorrogado até novembro, é certo que mais pessoas vão ter suas respostas. Vale destacar que a fila voltou a aumentar e por isso, essa força tarefa vai ser muito útil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O PROGRAMA
Segundo o Extra, o programa foi criado em julho de 2023. Desde então, a fila de requerimentos caiu de 1.794.449 pedidos em estoque junho de 2023 para 1.359.910 em junho desse ano. Os dados são do Portal da Transparência do INSS. Como ainda há muitos pedidos para analisar, foi necessário prorrogar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O TEMPO DE ESPERA PARA BENEFÍCIO DO INSS?
Antigamente, tinha pessoas que esperavam mais de meses por uma resposta. Então, o governo estipulou uma meta, a qual pretendia chegar a marca de 45. Após muito esforço, o objetivo foi alcançado e em 2024, esse número ficou em 39, que está dentro do previsto e até mais rápido. Se seguir assim, o número pode até ser menor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE