Uma das liberações mais aguardadas do INSS chega nesta segunda-feira (15)
Grande parte dos brasileiros estão em festa nesta segunda-feira (15), com uma das liberações mais aguardadas do INSS. Você precisa ficar por dentro de todas as novidades sobre a lei de Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social, um dos principais programas do governo, voltado aos aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, sempre emite um comunicado anunciando as suas novidades.
De acordo com o portal ‘O Antagonista’, o governo brasileiro está tomando uma série de estratégias para uma reformulação no INSS. Uma das grandes reclamações dos brasileiros é a fila de espera para a concessão de benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última quarta-feira (10), a Secretaria de Comunicação da Presidência, liderada pelo Ministro Paulo Pimenta, coordenou diversas reuniões para buscar soluções para esse problema.
Uma das propostas mais emblemáticas, segundo o site, é o foco na redução no tempo de espera na fila da concessão dos benefícios. Atualmente a lei estabelece um tempo máximo de 45 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em muitos casos esse prazo não é cumprido, muito por conta de greves, burocracias e complicações administrativas. As vezes o problema se dá devido a falta de documentação por parte dos beneficiários.
A nova proposta para a redução da vila
A ideia, com essas reuniões, é estabelecer um novo limite de espera, assim o tempo máximo seria de 30 dias de espera. Ainda segundo o ‘O Antagonista’, em julho de 2023 o tempo de espera foi de aproximadamente 71 dias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS chegou a ter mais de 1,5 milhões de pessoas na fila no aguardo para o atendimento, portanto a redução beneficiaria milhões de pessoas que aguardam a concessão dos benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o INSS foi fundado?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.
De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.