Atenção
Grande vitória do INSS nesta quarta (6): Liberação recorde e redução de imposto deixam aposentados em êxtase
06/12/2023 às 6h00
Aposentados do INSS estão em festa com liberação recorde e redução de imposto
Uma grande vitória do INSS, nesta quarta-feira (06), com a liberação recorde e redução dos impostos estão deixando os aposentados em êxtase e você precisa ficar por dentro de todas as atualizações e novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
O BPC, Benefício de Prestação Continuada, é um benefício pago, no valor de um salário mínimo, voltado para idosos com mais de 65 anos de idade e pessoas com deficiência, independente da idade que possuem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se tornar apto de se tornar um segurado do programa, é necessário passar por uma perícia médica, mas em alguns casos elas acabam sendo negadas e as pessoas precisam solicitar um novo exame, caso queiram fazer parte do BPC.
Diante desse cenário, a pessoa que teve o benefício legado, já a partir dessa quarta-feira (06), pode fazer o reaproveitamento de avaliação social e da perícia médica, permitindo que ele seja concedido em pouco tempo pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que o documento tenha validade, é necessário que o novo pedido seja realizado em até 2 anos e a negativa inicial não pode ter sido relacionada a avaliação de deficiência.
Isso significa que aquelas pessoas que tiveram o benefício do BPC negado por falta da apresentação das informações no CAdÚnico, poder fazer novamente o pedido, utilizando a mesma avaliação médica, em até 2 anos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 4 mil por mês: Aposentadoria aos 48 anos no INSS vira realidade em apenas 8 passos
● 13º salário dobrado: Idosos 60+ do INSS recebem benefício pela segunda vez em 2024
● R$ 1.412 na conta: INSS garante maior VITÓRIA e aposentados pulam de alegria em pleno domingo (17)
“O reaproveitamento da avaliação realizada anteriormente não gera direito a pagamentos retroativos anteriores à nova data de entrada do requerimento, e só é efetivada para beneficiar o cidadão”, explicou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
Isso faz com que o benefício seja concedido em tempo recorde, como o caso de um morador de Petrópolis, que entrou com o medido de reavaliação, e apenas 2 minutos depois já havia sido aprovado.
Outra grande vitória aos aposentados do INSS, nesta semana, é referente a redução do imposto, já que o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou um novo limite de juros para o crédito consignado.
Agora, o novo teto é de 1,8% ao mês e entrará em vigor cinco dias depois após a publicação no Diário Oficial da União. As taxas de juros no cartão de crédito consignado também reduziram, de 2,73% para 2,67% ao mês.
Quando o INSS foi fundado?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, foi fundado no dia 27 de junho de 1990.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: