Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

CONFIRA!

Nova lei com gratuidade, comunicado sobre o fim do Bilhete Único e +: 3 anúncio no Metrô de SP em 2024

22/08/2024 às 13h21

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Novidades sobre o metrô e o Bilhete Único em 2024 (Foto: Reprodução/ViaQuatro/Prefeitura de São Paulo)

O Metrô de São Paulo poderá contar com uma nova lei com gratuidade a lista de tramalhadores, novas estações e um novo substituto do Bilhete Único

Diariamente, milhões de pessoas dependem do transporte público no Brasil. Em São Paulo, existe um número bastante expressivo de quem usa esses meios de transporte, principalmente o sob trilhos. Inclusive, neste ano, o Metrô de SP contará com diversas mudanças e novidades para atender aos cidadãos paulistas. A seguir, veja mais detalhes sobre isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que o metrô está prestes a expandir na cidade e algumas alterações envolvendo o Bilhete Único e até mesmo uma nova gratuidade impactarão os paulistas. Primeiramente podemos citar o Projeto de Lei 1923/23, que chega como uma verdadeira vitória a milhares de servidores dos órgãos de segurança pública do estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal da Câmara dos Deputados, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que prevê a gratuidade do transporte público coletivo a todos os integrantes dos órgãos de segurança pública. A medida deve respeitar a quantidade de assentos disponíveis e a precedência dos pagantes.

Pelo texto aprovado, a gratuidade valerá em ônibus urbanos e intermunicipais, metrô, trens suburbanos e metropolitanos, e barcas e catamarãs. Além da necessidade do profissional estar em serviço e uniformizado. Sendo aplicada independentemente da existência de cartão eletrônico específico para o grupo de servidores.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, também poderão ser beneficiados policiais civis e militares, bombeiros, peritos de natureza criminal, agentes de segurança socioeducativo e policiais legislativos, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo vale-transporte para substituir o Bilhete Único

Em julho de 2023, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que planeja substituir o atual sistema de Bilhete Único. Através da tecnologia do cartão TOP, o responsável pela cidade planeja unificar os principais meios de transporte da Região Metropolitana.

O cartão TOP surgiu para substituir o BOM há cerca de três anos. Atualmente, o cartão Top é utilizado para ingresso no sistema de transportes sobre trilhos – CPTM e Metrô – e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A gente tem feito muitas ações porque o sistema é antigo, já pedi para a gente cotar um novo sistema, verificar este sistema que o Governo do Estado está fazendo, o TOP, que o Metrô implantou, para fazer uma cotação desse sistema, me parece que ele é melhor, mais preparado do ponto de vista tecnológico. A gente está constantemente em busca de melhoras”, destacou o prefeito.

A mudança pode ocorrer logo após as eleições municipais de 2024. Segundo o portal Diário do Transporte, o prefeito Ricardo Nunes voltou a admitir que a tecnologia do Bilhete Único dos ônibus de São Paulo e também aceito nos trilhos é um pouco defasada. O sistema atual é de 2004, quando o Bilhete Único chegou e, desde então, não passou por uma modernização.

Novas estações de metrô

Segundo o ‘exame’, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ViaMobilidade, concessionária da CCR responsável pela Linha 5-Lilás, assinaram em junho deste ano, o 3º aditivo contratual da concessão, que permitirá a extensão do ramal até o Jardim Ângela. Vale destacar que, essa promessa do Governo de São Paulo vinha desde 2023.

O ramal será ampliado 4,3 km e com duas novas estações, Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela. A estimativa é de que os investimentos cheguem a R$ 3,4 bilhões para a construção das estações, além de possíveis desapropriações. Por fim, vale dizer que, a previsão é que as obras da Linha-5-Lilás comecem no primeiro semestre de 2025 e a entrega ocorra até 2028.

Como funciona a passagem de ônibus gratuita aos domingos em São Paulo?

A cidade de São Paulo agora tem ônibus gratuitos aos domingos, de 0h às 23h59. A medida foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e vale para todas as linhas da cidade. A iniciativa visa a incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Bilhete Único
metrô SP

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.