Idosos com mais de 65 anos contam com benefícios incríveis
Com direito a gratuidade garantida em farmácia, isenção colossal na conta de luz em 2 passos e passagem gratuita caem como 3 vitórias aos idosos acima de 65 anos.
É que existe uma vasta lista de benefícios aos idosos no Brasil. Uma pesquisa do IBGE revelou que mais de 32 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade vivem no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Aprovado em Brasília: Nova gratuidade para idosos com 60+ é anunciada em 2024 com isenção em mais 5 serviços
Para garantir conforto e bem-estar, diversas ações estão em vigor para esse grupo. Algumas delas são promovidas pelo Governo Federal, envolvendo as contas básicas residenciais.
Desde 2002 por exemplo, a Tarifa Social de Energia Elétrica é válida para consumidores de baixa renda e oferece descontos de até 100% na conta de luz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O benefício é disponibilizado de acordo com o consumo mensal e varia entre cada família que viva em ambientes residenciais.
Segundo as informações do Ministério de Minas e Energia, o foco é a subclasse social e alguns grupos específicos que estejam com os dados em dia no CadÚnico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ALERTA: Serasa emite comunicado e crava o que está acontecendo com o 13º salário dos brasileiros
● Detran ciente: Governo libera e IPVA tem descontão de 30% em SP aos motoristas que pagarem até (30/12)
● Desconto de até 50% no IPTU 2025: Melhor benefício chega para milhares que colocam o CPF na nota
Isso inclui também os idosos, até mesmo aqueles que recebem salário do INSS, desde que se enquadrem nas regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal UOL, o primeiro requisito é ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Já os dois passos é se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único), comparecendo ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do seu município e em seguida, comprovar todos os dados (caso seja elegível ao programa).
IDOSOS TÊM DIREITO A ANDAR DE TRANSPORTE PÚBLICO DE GRAÇA?
O artigo 39 da lei 10.741/2003 do Estatuto da Pessoa Idosa prevê apenas que pessoas com 65 anos ou mais não paguem para andar de ônibus e metrô.
Só que em algumas cidades e estados, a gratuidade no transporte público coletivo foi regulamentada para quem tem idade entre 60 e 64 ano também possa usufruir desse benefício de acordo com informações do portal G1.
Em São Paulo, por exemplo, os idosos com 65 anos ou mais devem solicitar o Bilhete Único da Pessoa Idosa.
Já as pessoas com idade entre 60 a 64 anos têm o benefício disponível, mas no Bilhete Único que já possuem.
Já em relação as viagens interestaduais, nem todos os idosos têm direito à passagens gratuitas. O artigo 40 do Estatuto da Pessoa Idosa prevê a quantia de dois assentos gratuitos para pessoas com idade a partir de 60 anos.
Esse benefício para viagens entre estados diferentes pode ser concedido desde que seja comprovado renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Outro ponto é que caso as duas vagas já estejam ocupadas, é possível conseguir um desconto de 50% no valor das passagens.
GRATUIDADE GARANTIDA NA FARMÁCIA?
Ocorre que cabe ao Governo Federal, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, fornecer gratuitamente medicamentos, especialmente, os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
Além do SUS, os idosos podem contar com o Programa Farmácia Popular, que garante medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto de acordo com informações do portal Pronatec.
Nesse programa, os medicamentos gratuitos são para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais, além de remédios subsidiados para outras seis doenças, com o Ministério da Saúde cobrindo até 90% do custo.
COMO SE APOSENTAR ANTES DOS 60 ANOS PELO INSS?
Para conseguir se aposentar antes da idade mínima era necessário contribuir com a Previdência Social antes da Reforma. Nesse caso, soma-se o tempo de contribuição com a idade.
Para calcular essa possibilidade é necessário verificar o simulador de aposentadoria no aplicativo Meu INSS, que você encontra na sua loja de aplicativos do celular.